pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Luiz Roberto Barroso assume o STF num momento difícil.
Powered By Blogger

sábado, 30 de setembro de 2023

Editorial: Luiz Roberto Barroso assume o STF num momento difícil.


Os arautos do caos estão soltos, irresponsavelmente comemorando as manobras da Câmara dos Deputados contra decisões do STF. O Ministro Luiz Roberto Barroso assume a presidência da Suprema Corte num momento difícil, diante de uma crise definitivamente instaurada. Sabe-se o que está por trás dessas tessituras, urdidas, sobretudo, por parlamentares mais radicais, ligados ao bolsonarismo. Há muito que eles estão profundamente incomodados contra as medidas tomadas contra os golpistas do 08 de janeiro, assim como as ações movidas pelo Governo Lula contra alguns parlamentares. 

Não deve ter sido por acaso, que o Ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, foi convocado para dar explicações sobre um grupo de trabalho intitulado: "Os adversários da democracia e da república não terão um dia de paz." Na ocasião, em sessão tumultuada, até sopapos foram trocados entre parlamentares do Governo e da Oposição. A rejeição do Marco Temporal pelo STF também pode entrar neste cipoal de indisposições explosivas. Por alguma razão - talvez até de ordem meramente burocrática - ou aguardando para depois da circugia, não saíram as nomeações das diretorias da Caixa Econômica Federal, o que também incomodou os caciques do Centrão.  

O Ministro Luiz Roberto Barroso iniciou sua gestão num clima de paz, afirmou que deverá usar as redes sociais em seu mandato, promessa que já está sendo cumprida, com a recomendação do Hino Nacional, na voz de Maria Betânia, em interpretação magnífica. Infelizmente, no entanto, o clima é de beligerância. Instigado a comentar sobre a recente tomada de decisão da Câmara Federal, o ministro observou que já houve um precedente histórico para algo do gênero: Durante a Ditadura do Estado Novo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário