pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Um curso de democracia para os bolsonaristas radicais. Temos vagas!
Powered By Blogger

sábado, 16 de setembro de 2023

Editorial: Um curso de democracia para os bolsonaristas radicais. Temos vagas!

 


No dia de ontem, a imprensa e as redes sociais repercutiram uma notícia curiosa. A PGR estaria pensando em promover um cursinho de democracia para os bolsonaristas envolvidos nos atos antidemocráticos do 08 de janeiro. Como professor, só podemos considerar uma inicitiva das mais louváveis. Há algo de muito errado com essas hordas ensandecidas que saem às ruas ou acampam nos quartéis, se dizendo patriotas e democratas, ao tempo em que pedem uma intervenção militar, não acatando ou desrespeitando os resultados de um pleito legítimo, procedimento essencial numa democracia respresentativa. 

Trata-se de uma incongruência dos diabos, pois criticam as ditaduras comunistas, por um lado, mas pedem uma ditaduta para o país. A proposta da PGR vem no escopo de se oferecer o projeto pedagógico como alternativa no sentido de atenuar as encrencas jurídicas nas quais alguns deles estão metidos até o pescoço. Algo parecido com a redução de pena aplicada àqueles apenados que se propõem a ler nas unidades prisionais. Os bolsonaristas radicais, aliás, são muito suscetíveis a confusões teóricas. Eles já andaram embarcando nas teses furadas do seu mentor, que afirmou que o fascismo era uma ideologia de esquerda, o que rendeu muita tinta para provar o contrário. Oportuna a iniciativa da PGR. 

O mais desastroso de tudo é que essas narrativas bolsonaristas - aqui classificadas como insanas e estapafúrdias - acabam contaminando atores que, em princípio, deveriam se constituir em antídotos à sua propagação. Seja por sua formação sólida, seja pelos cargos estratégicos que ocupam na República, com um altíssimo poder de indução. Não vamos aqui entrar nos detalhes para não "melindrar", mas tenhamos dó dessa gente, que endossam a tese de que foi o Governo Lula quem orquestrou a tantitva de golpe de Estado do dia 08 de janeiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário