pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Ministro Cristiano Zanin acompanha o voto do ministro Alexandre de Moraes no julgamento dos réus do 08 de janeiro.
Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Editorial: Ministro Cristiano Zanin acompanha o voto do ministro Alexandre de Moraes no julgamento dos réus do 08 de janeiro.



Pelo andar da carruagem jurídica, o caldo deve entornar para os envolvidos na frustrada tentativa de golpe de Estado do dia 08 de janeiro. Com a condenação do primeiro réu, cujo julgamento iniciou-se no dia de ontem, forma-se uma jurisprudência em torno do assunto, implicando numa provável condenação dos demais envolvidos, com crimes perfeitamente tipificados e penas definidas, além do pagamento de multas de ressarcimento ao erário, em razão da depredação de prédios públicos, fato ocorrido na sede dos Três Poderes da República. 

Depois do voto de ontem, do ministro Kássio Nunes Marques, na condição de revisor, sugerindo penas mais brandas, hoje,dia 14, formou-se uma grande expectativa em torno do voto do ministro Cristiano Zanin, recentemente nomeado pelo Governo Lula para aquela Corte. Os petistas mais radicais, autênticos ou ideologicamente orientados, por razões óbvias, gostariam que o indicado acompanhasse uma tendência de voto natural, consoante a pauta da esquerda. O voto dele, em oposição à descriminalização do uso de drogas, por exemplo, surpreendeu muita gente de esquerda, mas deve ser respeitado em nome de sua postura republicana e de suas convicções pessoais. 

Salvo os ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, os demais membros da Corte devem acompanhar o voto do relator, o Ministro Alexandre de Moraes. Muito delicada a situação dos envolvidos nesses episódios, conduzidos, em alguns casos, por mensagens irresponsáveis, transmitidas através de ZAP, conduzidas por pessoas que sem nenhum comprimisso com as instituições democráticas do país.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário