pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os "ajustes" da tentativa de golpe de Estado.
Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Editorial: Os "ajustes" da tentativa de golpe de Estado.



Hoje, dia 21, repercute bastante as informações divulgadas em jornais como O Globo de que ex-ajudante de ordens da Presidência da República, tenente-coronel Mauro Cid, revelou aos investigadores da Polícia Federal detalhes da trama ou tessituras da tentativa de golpe do dia 08 de janeiro, apontando os eventuais artífices que estiveram envolvidos nas urdiduras contra as instituições democráticas do país. Ficamos aqui somente a imaginar como ficam as narrativas da oposição no sentido de desqualificar um depoimento tão contundente como este, de um ator que esteve no epicentro daqueles acontecimentos, ou seja, na antessala onde os eventos estavam sendo planejados. 

Entre os militares, atores da alta cúpula estariam envolvidos até a medula, suscitando o "trauma" de nossas instituições civis em puni-los com o rigor que se impõe. Como diria o poeta, estamos no país do tapinha nas costas ou, para usarmos uma expressão de um amigo professor, aqui tudo se resolve com um pouco mais de açúcar, desde tempos remotos. Até observamos alguns parlamentares falarem na utilização da punição exemplar como medida saneadora, mas, por outro lado, conhecemos os limites impostos ou as fragilidades de nossas instituições civis. 

Há um desses atores, ocupando um cargo estratégico nas relações entre civis e miliates, que parece ter sido escolhido "sob medida", no sentido de não permitir que a corda estique além do limite. Não raro, é o próprio presidente que exige a adoção de medidas mais severas no sentido de não permitir que atores, rigorosamente identificados como golpistas, continuem ocupando seus cargos ou deixem de ser punidos. Outro dia ele falou que estava cansado de "falar de golpe". Quem está cansada, na realidade, é a sociedade brasileira com essa postura de leniência.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário