pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: É no Ministério da Justiça que Flávio Dino deve ser mantido.
Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Editorial: É no Ministério da Justiça que Flávio Dino deve ser mantido.


Muito se especula a respeito de uma eventual saída do ministro Flávio Dino do Ministério da Justiça. Haveria a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o indicar para ocupar a vaga deixada pela Ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal. Durante algum tempo, pensamos ser este o grande objetivo do juiz Flávio Dino, sendo o Ministério da Justiça um trampolim natural para uma indicação para a Suprema Corte. Afinal, o STF é o coroamente máximo de uma carreira jurídica. Convém não desconsiderar o fato, entretanto, que, mesmo na pasta da Justiça, hoje, o lugar de sujeito que o maranhense parece preferir é o de político.  

Afinal, como ensinava a raposa mineira Magalhães Pinto, a política é como as nuvens. Mudam constantemente. Flávio Dino tornou-se o ministro mais popular do Governo Lula. Especula-se, inclusive, que ele teria outros planos. Se depender da tietagem de esquerda, num cargo ou noutro, o seu cacife permanece em alta. A missão de Flávio Dino no Ministério da Justiça é hercúlea, como tivemos a oportunidade de discutirmos por aqui em inúmeras ocasiões. 

O ministro Flávio Dino realiza naquela pasta um trabalho de restituição do tecido democrático e republicano, violentamente atingido no governo anterior. Cumpre com louvor a sua missão, num ambiente institucional de terra arrasada. Se fóssemos o presidente Lula, o manteríamos no cargo de Ministro da Justiça. Pelo bem da sociedade brasileira, pelo bem do país. Flávio Dino tem sido um dos grandes acertos de suas indicações ministeriais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário