pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Militares moderados e legalistas.
Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Editorial: Militares moderados e legalistas.



Em nossa época de estudante do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência Política da UFPE - lá se vão alguns anos - havia um professor especializado nos estudos da relação entre civis e militares no Brasil. Teoricamente, identificava-se com os pressupostos da Escolha Racional, da Teoria dos Jogos e da Análise Estratégica, tendo o professor Adam Przeworski, como seu orientador do doutorado, concluído em Chicago,nos Estados Unidos. Esquematicamente - como reflexo da formação teórica - em suas aulas sempre nos chamava a atenção para a necessidade de segmentar a análise sobre os militares, definindo-os, quase sempre, entre moderados e linha-dura. 

Hoje, legalistas e golpistas talvez se encaixem nessa arrumação esquemática proposta pelo professor, embora todos os militares da "linha-dura" não possam ser enquadrados, necessariamente, como golpistas. Estão mais próximos de assumirem essa condição do que os moderados, naturalmente, mas não estamos tratando aqui de uma inexorabilidade. Muito ativo num determinado momento, o professor se recolheu aos seus aposentos depois da aposentadora. Fez a escolha certa. O melhor a fazer nesses momentos é cuidar da saúde, passear, ler bons livros, cuidar dos rebentos.   

Temos a certeza, no entanto, que anda se divertindo bastante com essas escaramuças recorrentes no país, envolvendo militares e civis, e, igualmente, militares moderados, legalistas e os da "linha-dura", onde se enquadra, provavelmente, os golpistas. Agora mesmo, a julgar como procedentes as informações constantes do depoimento do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, amplamente divulgados pela imprensa, temos um exemplo cabal desse cabo de guerra. 

Enquanto um ex-comandante da Marinha tinha posto suas tropas em favor das trama golpista em curso, o comandante do Exército, consequente, legalista, democrático, constitucionalista, assumiu a defesa das instituições democráticas, ameaçando, inclusive, prender o ex-presidente propositor da sandice. Louvável a atitude o general Gomes Freire. A sociedade brasileira agradece a sua defesa intransigente de nossas instituições democráticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário