pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: General Braga Netto na CPMI dos Atos Antidemocráticos.
Powered By Blogger

sábado, 16 de setembro de 2023

Editorial: General Braga Netto na CPMI dos Atos Antidemocráticos.


A CPMI dos Atos Antidemocráticos do 08 de janeiro encontra-se em sua fase final. Se não ocorrer nenhuma prorrogação dos trabalhos, o seu relatório, sob a incumbência da senadora Eliziane Gama(PSD-MA), deve ser entregue no próximo mês de outubro. Certamente vão ficar algumas pendências, mas os prazos são exíguos e, pelo andar da carruagem política, nem a Oposição, muito menos o Governo, teriam interesse numa eventual dilatação desse prazo. Aliás, como informa o próprio presidente dos trabalhos, o Deputado Federal Arthur Maia, a comissão já iniciou os seus trabalhos usando todos os limites de tempo previsível. 

Fala-se, ainda, numa audiência e acareação envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, assim como os comandantes da Força Nacional, que devem uma explicação o porquê não agirem, na ocasião, para impedir a depredação do patrimônio público, uma vez que haviam pelotões convocados e estacionados em Brasília. Aqui, o debate tem sido muito a respeito das prerrogativas de ações dessas tropas, uma vez que convocadas por autoridades do Governo Federal. Segundo algumas avaliações, eles só poderiam agir sob comunicação prévia e anuência do Governo do Distrito Federal. Outras opiniões alegam haver uma autonomia para as forças agirem sem cumprir tal protocolo. 

A bomba da próxima semana, no entanto, fica mesmo para a presença do general Braga Netto, candidato a vice-presidente da República na chapa de Jair Bolsonaro. Bolsonarista convicto, existiriam indícios que poderiam ligar o militar às tessituras que culminaram com os atos do 08 de janeiro. A sessão promete ser uma das mais movimentadas da comissão.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário