pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Governo do Estado desiste de construir viadutos sobre a Agamenon Magalhães
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Governo do Estado desiste de construir viadutos sobre a Agamenon Magalhães




Viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães não serão mas construídos. Foto: Divulgação
Viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães não serão mas construídos. Foto: Divulgação
O Governo do Estado e a Secretaria Estadual das Cidades anunciaram, na manhã desta quinta-feira, a decisão de não mais construir viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com o arquiteto Múcio Jucá, responsável pela elaboração de um documento com alternativas à obra, o anúncio foi feito durante um entrevista coletiva para a assinatura da ordem de serviço para construção do Corredor do Transporte Rápido de Ônibus (TRO) Norte/Sul.O arquiteto acompanhou a entrevista coletiva, no Centro de Convenções, ao lado do advogado Leonardo Cisneiros, integrante do Movimento Direitos Urbanos. 
A informação foi anunciada em primeira mão pelo grupo de ativistas Direitos Urbanos, por meio das redes sociais. Pelo twitter, o secretário de imprensa do governo do estado, confirmou a decisão. "Governador anuncia agora decisão do governo e da prefeitura de implantar corredor exclusivo de ônibus da Agamenon Magalhães sem viadutos na RMR", postou Evaldo Costa, secretário de Imprensa do governo.
Ainda segundo Costa, na ocasião também foi anunciada a disposição de financiar estudos profundos sobre o a mobilidade e o futuro da cidade e a implantação de 100 km de corredor exclusivo de ônibus e 100 km de ciclovias permanentes no Grande Recife.
Os quatro viadutos estavam previstos no projeto do governo do estado para implantação do trecho do Corredor Norte/Sul. Três estudos foram solicitados à Secretaria das Cidades pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para avaliar o impacto sobre a vizinhança, ao meio ambiente e à circulção. De acordo com o projeto, os viadutos seriam construídos nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções na área: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa.
Para que a intervenção fosse realizada, 31 imóveis da avenida e entorno teriam que ser desapropridados, entre eles o Bompreço do Parque Amorim; parte da McDonald’s, lateral do Clube Português, ambos localizados na Rua Bandeira Filho, e a área onde funciona o cursinho do Colégio Contato, na Rua Dom Bosco, além de outros prédios residenciais e comerciais. O governador Eduardo Campos chegou a assinar o documento de desapropriação dos imóveis e lançou o edital de licitação das obras, orçadas em R$ 132 milhões.

(Diário de Pernambuco, 04.04.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário