pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Poderá estar sendo criado um PT de cara nova?
Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Poderá estar sendo criado um PT de cara nova?

  

Por Pedro Luiz Rodrigues

O Partido dos Trabalhadores vem, nos últimos dias, exibindo sinais de maturidade que, por excepcionais, atraem a atenção dos observadores do cenário político brasileiro.

Há dias, o PT desmentiu que teria subscrito nota, juntamente com o PCdoB e a UNE, em apoio a Kim Jong-um, o jovem ditados norte-coreano, cuja agressiva verborragia é uma ameaça à paz internacional.

Hoje, torna pública a informação de que não dará seu aval oficial às manobras do ex-ministro José Dirceu, que busca a todo custo reverter ou pelo menos diminuir as penas que recebeu do STF, no caso do mensalão.

A primeira notícia pode significar que o veterano professor Marco Aurélio Garcia – em minha opinião, um dos responsáveis pela acentuada perda de relevância e prestígio do Itamaraty nos últimos anos – está, desta vez ele mesmo, perdendo relevância e prestígio.

Os petistas mais jovens, que assumem cargos de relevância no Governo Federal e nos Estados, querem um Brasil mais justo, mas querem também um Brasil mais respeitado no cenário internacional. Por que  deve o Brasil privilegiar as parcerias com países autoritários (a Líbia de Khadafi, o Irã, a Coréia do Norte) ou nos deixarmos ser conduzidos pelos populistas da vizinhança?

A segunda notícia é também muito importante, pois pode significar uma guinada na posição do PT em relação ao julgamento do mensalão. Há mais tempo, quando era presidente do partido, José Genoíno chegou a defender a permanência de Delúbio Soares (um dos autores intelectuais do mensalão), dizendo que se tratava de uma denúncia “falsa e mentirosa”. Em novembro passado, sob o comando de Rui Falcão, o partido manifestou-se oficialmente contra a decisão do STF e a condenação dos ex-dirigentes petistas.

Sugerirão esses sinais indicativos de que na grande festa petista de 1º de maio – quando serão lançadas as primeiras bases da plataforma eleitoral de 2014 – o partido pretenderá  anunciar passos para sua modernização?

A nova geração de líderes do PT, para as quais o regime militar de 1964 faz parte de uma história que vai ficando remota, ressente-se da velha guarda do Partido, cuja cartilha político-ideológica  foi montada com idéias que foram modernas entre 1848 (Marx-Engels) e a revolução de Fidel Castro, cem anos depois.

Da década de cinquenta para cá já se passaram sessenta anos, o Comunismo foi para a cucuia, o sexo deixou de ser um tabu, o transporte passou a ser feito em aviões a jato, surgiu a televisão a cores, e foram inventados e disseminados o telefone celular e o computador.

O PT não chegou ao poder por conta de suas próprias ideias e dogmas, mas por ter sido carregado pelas ideias e ações de lideres pragmáticos,  que sequer perdem tempo em ler o programa partidário, como Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Quem sabe, com novos dirigentes e novas propostas, o PT não volte a empolgar novas safras de jovens brasileiros e, grande desafio, recuperar a estima e a confiança de todos os filiados e simpatizantes que sentiram apunhalados nas costas pelo lamacento  e corrupto esquema do mensalão.

(Publicado originalmente na Coluna do Cláudio Humberto)
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário