pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Repercutiu nas redes sociais: STF breca análise da Lei to Torniquete Partidário.
Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Repercutiu nas redes sociais: STF breca análise da Lei to Torniquete Partidário.



A facilidade de criação de partidos políticos no Brasil, realmente, é algo que precisa ser corrigido. Em razaõ dessas facilidades, temos aí uma proliferação de agremiações partidárias, algumas representando apenas os interesses dos grupelhos que as criaram. O que nos parece que ocorreu com o projeto de lei impondo restrições à criação de novas legendas é que o mesmo logo foi interpretado como uma medida casuística do Governo Dilma Rousseff, em processo de reeleição. Aprovado na Câmara, o Governo tratou de agilizar sua apreciação no Senado Federal, usando seu poder de fogo naquela Casa. Enfrentou resistência dentro do próprio núcleo petista, através do senador Eduardo Suplicy. Por razões óbvias, é inegável que o Governo beneficiaria-se dessa manobra. O que nos parece um certo exagero é camparar as artimanhas do Planalto ao famoso "Pacote de Abril", quando os militares impuseram uma série de mordaças ao Legislativo, ou adjetivar a presidente Dilma Rousseff de autoritária, como o fizeram os senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, ambos do PMDB. Conforme informamos pelo blog, o STF acaba de brecar a análise do Projeto pelo Senado Federal. Talvez não fosse exagerado lembrar que ambos os senadores estão fechados com a candidatura presidencial de Eduardo Campos.
 
  • Carlos Pereira Pois é, enfim uma decisão correta nesse país. Parabéns ao Supremo que veta um casuísmo autoritário dessa era PT que realmente está ficando na história dessepaís. Não importa em quem o cara vota ou deixa de votar, importa a justiça da causa, se o Kassab pôde fundar seu partido com o apoio do Governo porque a Marina Silva não pode fundar sua Rede de Sustentabilidade? São claramente dois pesos e duas medidas. Se houver outra leitura, gostaria que por favor, me esclarecessem.
  • Carlos Pereira Não foi só o Suplicy, a bancada petista do Acre ficou numa saia justíssima com essa iniciativa do Governo Federal de cercear o direito da Marina Silva fundar seu partido. A bancada de Senadores do Acre estava sem saber como votar de acordo com o Portal Terra.
  • Carlos Pereira E esquecendo em quem o sujeito vota ou deixa de votar, o que diz a CF sobre isso? Vejamos: Art. 17 da CF. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidari...Ver mais
  • José Luiz Silva Bom dia, Carlos. A idéia do disciplinamento de criação de novos partidos, em si, é boa. O problema desse projeto foi o seu caráter escancaradamente casuístico, o que motivou tamanha polêmica. Agora é aguardar a famigerada reforma política, que também não anda, exatemente, por criar regras às quais os próprios políticos não desejam se submeter. Um forte abraço! Devo passar o São João em seu querido torrão.
  • Carlos Pereira Oi José Luiz da Silva é por aí, parabéns pelo caráter democrático da sua página onde são postadas as controvérsias do momento político nacional havendo a liberdade de opiniões. Certamente a esquerda brasileira hoje está atônita com certas situações que copiam (do pior modo) práticas políticas que deveriam já pertencer ao passado político do nosso país. Continuemos lutando pela justiça social, mas, não devemos esquecer de fazê-lo mantendo os valores da ética e do bom-senso, cair no vale-tudo político é se desmoralizar, penso eu. Reitero os parabéns pelo caráter democrático da tua página e nos sentiremos honrados em receber sua visita pelo São João. Vlw!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário