pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: 95 novos cursos de medicina foram autorizados para a iniciativa privada.
Powered By Blogger

domingo, 12 de novembro de 2023

Editorial: 95 novos cursos de medicina foram autorizados para a iniciativa privada.




O Ministério da Educação liberou o funcionamento de noventa e cinco novos cursos de medicina para universidades particulares. Não sei se podemos concluir, diante desses novos fatos, que o terceito Governo Lula tenta imprimir uma nova diretriz consoante à sua política de criação ou expansão de novas oportunidades de acesso ao ensino superior, antes concentrados em expansão da própria rede de instituições federais, crianção de novas unidades, expansão das vagas e até mesmo a interiorização da oferta de cursos, inclusive de medicina, pelo país. Tal política implementada nos governos anteriores do petista fizeram uma grande diferença para o país, ao ampliar, significativamente, nosso índice de democracia substantiva, inclusive agregando componentes social, de raça e gênero.  

Na época do Governo de Fernando Henrique Cardoso houve uma radicalização no que concerne à concessão de abertura de vagas para a iniciativa privada, enquanto a estrutura das universidade públicas eram sucateadas. Logo surgiram os problemas. Cursos de qualidade duvidosa, empresários da educação ligados ao então governo amealhando lucros exorbitantes com o negócio da educação,  um caminhão de irregularidades. Em relação a essas recentes autorizações de 95 cursos de medicina, mesmo que por vias distintas, vamos esbarrar em problemas semelhantes. 

São cursos caros, que devem ser bancados com verbas do tesouro, através de programas como o FIES, que não serão pagos pelos alunos, depois de concluído o curso, produzindo um pesado ônus para o Estado, mas que deve fazer a festa dos empresários da educação. Ainda é cedo para se concluir que o Terceiro Governo Lula está tentando trilhar o mesmo caminho. De qualquer forma, preocupa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário