pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Contrariando todas as expectativas, Lula sinaliza que indicará Paulo Gonet para PGR e Flávio Dino para o STF.
Powered By Blogger

sábado, 25 de novembro de 2023

Editorial: Contrariando todas as expectativas, Lula sinaliza que indicará Paulo Gonet para PGR e Flávio Dino para o STF.



Um pouco antes da indicação do seu advogado, Cristiano Zanin, para ocupar uma vaga no STF, o presidente Lula promoveu um churrasco com a presença de membros daquela Corte, onde teria sinalizado que o nome a ser indicado seria mesmo o de Cristiano Zanin. Naquele momento, os problemas eram bem menores, apenas relacionados aos notórios saberes jurídicos do indicado, bem como a conveniência ou não de se indicar um nome com o qual o mandatário mantivesse uma relação pessoal tão estreita. Cobranças que, aliás, vieram de alguns setores da imprensa, tradicionalmente hostis ao PT, e, naturalmente, da oposição bolsonarista. 

Desde então, os problemas com essas indicações se complexificaram, exigindo um amplo jogo de articulação com os poderes Legislativo e Judiciário, sob pena, até mesmo, de vetos, através de uma rejeição pelo Senado Federal, por exemplo. Lula não pode ter deixado de considerar essas variáveis, mas nos parece que resolveu partir para o enfrentamento.Segundo informa o jornal O Globo, o presidente manteve um encontro recente com membros da Suprema Corte, onde sinalizou que irá indicar para a Procuradoria-Geral da República o nome do procurador Paulo Gonet, nome amplamente rejeitado por sua base aliada mais renhida, por ser uma pessoa de perfil conservador. 

Diante de uma evidente indisposição do STF com a PEC do STF, que limite os poderese de decisões individuais de ministros da Corte, Lula tenta realinhavar suas relações com os membros do STF. O procurador Paulo Gonet é um nome que conta com o sinal verde dos Ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Diante das circunstâncias políticas tão adversas, o morubixaba deve ter feito o cálculo político que, neste momento, é muito melhor uma briga com as bases petistas. Caso se confirme a indicação de Flávio Dino, o caso nos parece mais complexo. Não sabemos como anda o pretígio do ministro junto aos membros da Suprema Corte, mas sabe-se que o seu nome é amplamente rejeitado pela oposição bolsonarista, que moverá moinhos para evitar a sua indicação à Suprema Corte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário