Em reunião ministerial recente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu - numa lingugem figurada, mas de grande força semântica - aquilo que se conhece popularmente como um "pito" em sua equipe, principalmente com aqueles que estão fazendo pouco, embora com os cofres cheios, de orçamento poupudos. Como já estamos quase no final de ano, possivelmente a materialização de algumas políticas públicas terão que esperar para o próximo ano. Passados onze meses de Governo, conforme enfatizamos em algumas postagens, o terceiro Governo Lula enfrenta dificuldades visíveis, nas "entregas", na condução da política econômica e no terreno das articulações políticas com o Legislativo, que estabeleceu como diretriz a adoção de uma política de beligerância com o Governo.
Em outro momento, também por aqui, inferimos acerca das condições sob as quais a Oposição resolveu adotar uma postura de radicalização contra o Governo. Já estamos próximos a quarenta ministérios e, alguns ministros, apenas nesses momentos de reuniões coletivas, consegue uma audiência com o morubixaba petista. Um desses casos é o do pernambucano, Sílvio Costa Filho, indicado recentemente para o Ministérios de Portos e Aeroportos. A indicação de Sílvio Costa Filho ao cargo, como se sabe, desagradou profundamente o PSB, que integra a base aliada do Governo. Estamos aqui diante de uma continha complicada, uma vez que, além das arestas com sua base, nada garante que o partido de Sílvio Costa, o Republicanos, emprestará apoio ao Governo.
Não estamos aqui na torcida do quanto pior melhor, como parece ser o caso de um ex-candidato à Presidência da República nas últimas eleições, que já jogou a toalha, informando que estamos lascados. Queremos acreditar que ainda haja algum jeito de reversão desse quadro, num contexto de contas equilibradas, crescimento em alta, inflação sob controle e investimentos efetivos em políticas sociais, traduzidos numa melhoria sensível de nossa democracia substantiva, como tem sido a cara dos Governos da Coalizão Petista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário