pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Flávio Dino aceita o desafio, mas escolhe o local: O plenário da Câmara dos Deputados.
Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Editorial: Flávio Dino aceita o desafio, mas escolhe o local: O plenário da Câmara dos Deputados.


A corda continua bastante esticada entre os Três Poderes e isso não é nada bom para as nossas instituições democráticas. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teria enviado um ofício ao Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, informando-o de sua disposição em comparecer a audiência àquela Casa, mas sob a condição de ser ouvido no plenário. Em razão do impasse institucional produzido depois da terceira recusa do ministro em comparecer à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, possivelmente isso não muda em nada a situação do ministro junto aos parlamentares de Oposição, que requereram sua presença. 

O presidente da Comissão, Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, Sanderson, inclusive, já teria acionado a PGR no sentido de pedir a abertura de um processo por crime de responsabilidade imputado ao ministro. Chegou a tratar o ministro como um fora da lei. O clima é bastante carregado e estamos muito longe de uma arrefecimento civilizatório. Ao contrário, praticamente todos os dias a Oposição, arregimenta forças para um enfrentamento institucional contra os Poderes Executivo e Judiciário. Se a CPI da "Dama do Tráfico" tem poucas chances de vingar, por outro lado, a CPI do Abuso de Autoridade é praticamente certa. Todos sabem que ela visa atingir o STF. 

Estamos há onze meses de Governo e o clima de beligerância está apenas começando. Mesmo com os butins e cargos os partidos cooptados não se mostram confiáveis. Até recentemente, o Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, prevendo novos desastres, manifestou suas preocupações ao presidente Lula. Não gostaríamos de acionar as trombetas do apocalipse por aqui, mas, pelo andar da carruagem política, como diria o general Gonçalves Dias, vamos ter problemas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário