pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A resistência de setores do PT ao nome de Paulo Gonet para a PGR.
Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Editorial: A resistência de setores do PT ao nome de Paulo Gonet para a PGR.



Sobretudo nesses tempos bicudos, marcados por instabilidade política e institucional, convém ao chefe do Executivo negociar bastante. É isso que Lula vem procurando fazer, abrindo canais de diálogos com a sociedade civil organizada e, até por contigência, ampliando tais diálogos com os poderes Legislativo e Judiciário. Como resultado desses diálogos, até mais recentemente, Lula demonstrou uma tendência de síntese sobre o nome de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República. Um nome bastante conceituado no campo jurídico, mas, segundo algumas ponderações, de perfil conservador, o que vem provocando a resistência de setores mais progressistas de sua base de apoio. 

Enquanto o diálogo com os  poderes Legislativo e Judiciário estavam bem costurados, as "bases" rejeitaram solenemente a indicação de Gonet para a PGR. Não vamos falar aqui sobre a Procuradoria-Geral da República enquanto instituição, mas as últimas escolhas para a direção do órgão não foram muito felizes. Em razão disso, a PGR passou a enfrentar muitas críticas da sociedade, o que acabou, ao final, suscitando, até mesmo, algumas fissuras internas no órgão, mobilizando servidores contra decisões tomadas pela cúpula. 

Diante da resistência de setores ligados à sua base de apoio mais orgânica, o morubixaba petista resolveu reavaliar a situação. Uma indicação para a vaga de Rosa Weber ao Supremo Tribunal Federal, neste contexto, também se torna uma escolha com alguns complicadores. A princípio bem cotado ao cargo, o nome do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, saiu completamente da bolsa de apostas, sobretudo depois das rusgas institucionais criadas com o Legislativo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário