pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Repito as palavras de G. Dias: "Vamos ter problemas".
Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Editorial: Repito as palavras de G. Dias: "Vamos ter problemas".

 


Esta frase, dita pelo general Gonçalves Dias, um pouco antes da ocorrência dos episódios antidemocráticos do dia 08 de janeiro, provocou inúmeros problemas, inclusive para o próprio general, que, por muito pouco, não foi envolvido nas teias de indiciamento da CPMI dos Atos Antidemocráticos. Por obra e graça do pessoal do Governo, registre-se.  Se dependesse da Oposição, o general teria sido literalmente trucidado. O país parece ter atingido um padrão de comportamento bastante complicado, irreposponsável, conduzido por essa onda de enfrentamentos entre Governo e Oposição.  

Pela manhã, estávamos dando uma olhadinnha nas redes sociais à procura de um assunto mais interessane para comentarmos por aqui e acabamos por não encontrar. O que se encontra são as eventuais armações dos serviços de inteligência internacionais, que já tirou do sério o próprio Ministro da Justiça, Flávio Dino; a bomba do sócio de um dos membros do clã Bolsonaro, que ameaça contar tudo que sabe; assim como uma possível "conspiração' sionista para derrubar o Governo Lula. Imaginem!. 

Não chegaríamos ao limite de aventar ou especular sobre uma manobra dessa magnitude, mas, convenhamos, onde já se viu um representante dimplomático sediado no país estabelecer relações paralelas com o governo anterior? Há alguma coisa de errado por aqui também. Salvo melhor juízo, existe até mesmo uma representação de um parlamentar da base governista pedindo sua expulsão do país. A conversa deste cidadão, seja de que nível for, precisa ter, necessariamente, como interlocutores os membros do atual Governo. 

Alguém precisa ver o vídeo da volta "triunfal' do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional. Na outra ponta, só aumentam as indisposições entre os Três Poderes. Membro da mais alta Corte do país ja antecipou que a PEC que se propõe a impor limites às decisões do STF é inconstitucional e será revertida. Depois de dez meses de Governo, as coisas começam a ficar complicadas para Luiz Inácio Lula da Silva. Tem dificuldades em agendas importantes e o azeite das articulações políticas continuam a esbarrar na trincheira oposicionista montada no Legislativo.

O próprio Governo não se entende sobre a meta fiscal. Há corte substantivos no orçamento previsto para educação, pesquisa científica e políticas públicas para minorias, o que produz uma ranhura identitária no Governo. Com a faca nos dentes para enfrentar a Oposição; um décifit público estratosférico e com dificuldade de atender às demandas de sua base de sustentação mais fidedigna, não aqui algum exagero em concluir, como fez o general Gonçalves Dias, que vamos ter problemas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário