pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O açodamento da imprensa no caso da "dama" do tráfico.
Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Editorial: O açodamento da imprensa no caso da "dama" do tráfico.


O assunto continua repercutindo nas redes sociais e deve permanecer assim pelos próximos dias. A discussão agora é apurar as reais responsabilidades sobre a indicação ou mesmo a abertura de agenda no Ministério da Justiça para o recebimento de Luciene Pereira dos Santos. Não vamos tratá-la aqui como "Dama do Tráfico', uma vez que o próprio repórter que produziu a matéria para um desses grandes jornais paulistas acaba de informar que a denominação pode ter sido apenas motivada por uma impulsão, a partir das fontes ouvidas. Talvez o grande objetivo mesmo tenha sido o de emprestar maior relevância à matéria. 

Luciene Barbosa, de fato, é casada com o senhor Clemilson dos Santos Farias, vulgarmente conhecido como Tio Patinhas, este sim condenado por alguns crimes, inclusive o de tráfico de drogas, supostamente líder da facção Comando Vermelho no Amazonas.  No caso de Luciene, pesa a suspeita de envolvimento com atos ilícitos, sugerindo-se que ela poderia comandar as finanças da organização no estado. Vamos aguardar o devido processo legal, embora este termo tenha entrado em desuso nesses tempos bicudos que o país atravessa. 

Aqui vale a lição de nos precavermos contra esses açodamentos de alguns órgãos de imprensa, que, com o propósito explícito de atingir determinados objetivos, saem divulgando hipóteses como algo concreto. O ministro Flávio Dino, por exemplo, pessoalmente, nunca recebeu esta senhora, embora seja correto afirmar que ela foi recebida em duas ocasiões no Ministério da Justiça. Ao invés do jornal se desculpar, na edição de hoje condena veementemente a atitude do presidente Lula, que, ao invés de exonerar, fortalece o seu ministro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário