pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial : O recado de Ruy Castro a Lula.
Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Editorial : O recado de Ruy Castro a Lula.

 


Repercute bastante nas redes sociais um texto produzido com a inteligência de Ruy Castro, repleto de ironias aos bolsonaristas radicais - sempre costuma fazer por aqui tal distinção, uma vez que a estufa bolsonarista na sociedade brasileira não necessariamente pode ser enquadrada, em sua totalidade, como radical -  onde ele faz algumas advertências ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No geral, as preocupações do escritor se inserem no escopo das preocupações daquela base política mais identificada com o presidente Lula, também conhecida como base ideológica ou núcleo duro ligado ao petismo. É interessante como ele conseque identificar-se ou conhecer o anseio exato de tal seguimento. Provavelmente, isso deve-se à intuição inerente ao seu ofício de escritor. 

Depois de responder aos bolsonaristas radicais sobre suas eventuais ligações com os mandatários da República - Ruy era amigo de Juscelino e tomou muitas cachaças com Jânio - o escritor minimiza sua relação com Lula, advertindo que vai ficar de olho sobre o rumo do Governo daqui para frente, de olho em qualquer deslize, como licitações para compra de próteses penianas pelos militares, por exemplo. Ele, assim como nós, vamos nos sentir decepcionados se o Governo Lula entregar ministérios como o da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente aos prepostos do Centrão. 

Meu caro Ruy Castro, está dado o recado. Por outro lado, estamos apreensivos com o andar da carruagem política, conforme enfatizamos, ainda nesta manhã, através de postagens. Dez meses depois, começamos a entrar num espiral complicada, com orçamento estourado, meta fiscal difícil de ser equacionada, articulações políticas complicadas com o Poder Legislativo, economia com alguns problemas e praticamente o fim da lua-de-mel com a base mais ideológica. O Governo já não atende ao pleito dos servidores públicos nem em pautas que não estão relacionadas às recomposições salarais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário