pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Raquel Lira faz os primeiros movimentos no tabuleiro.
Powered By Blogger

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Editorial: O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Raquel Lira faz os primeiros movimentos no tabuleiro.



 Até recentemente, depois de entabular algumas conversas com caciques do PDT nacional, aventou-se a possibilidade de a governadora Raquel Lyra(PSDB-PE) estar de malas prontas para ingressar na legenda pedestista, do saudoso Leonel Brizola. Uma outra possibilidade seria a de criar as condições políticas adequadas para uma eventual viabilidade da candidatura do Deputado Federal Túlio Gadelha(Rede-PE) para as próximas eleições municipais. Aqui haveria algumas restrições impostas pela Legislação Eleitoral, assim como uma indefinição sobre, de fato, quem seria o nome ungido pelo Palácio do Campo das Princesas para disputar as próximas eleições municipais. A manobra política teria a perspectiva de trazer a governadora para a base de apoio de Lula, assim como adquirir o passe do Deputado Federal Túlio Gadelha para a legenda. As movimentações, segundo se especula, teria o sinal verde do Palácio do Planalto.  

No dia de ontem, numa posição bastante contundente, marcada por um viés ideológico e paroquial, o ex-Deputado Federal Wolney Queiroz, atual Secretário-Executivo do Ministério da Previdência Social, comandado por Carlos Lupi, descartou completamente a possibilidade de a gestora integrar a base pedetista. Há velhas feridas não cicatrizadas entre o grupo Queiroz e o grupo Lyra, produzidas ao longo das disputas políticas travadas no país de Caruaru.  Não seria de todo impossível - afinal, como advertia o ex-governador Paulo Guerra, ao observar que, neste campo não existiria as palavras 'nunca' nem "jamais' - mas vamos precisar de muita vaselina política por aqui. 

Assim como ocorreu com o PSD, o mais provável seria admitirmos que a estratégia da governadora vai no sentido de produzir mais um desfalque na base de sustentação do prefeito João Campos(PSB-PE), que deve disputar a prefeitura e emendar o bigode com a governadora nas eleições estaduais de 2026. A melhor estratégia a ser adotada, considerando-se tal raciocínio, seria a de produzir alguns danos políticos ao gestor do município ainda em 2024, evitando seu agigantamento nas eleições seguintes. Até as pedras do cais do Recife sabe qual é o grande projeto político do prefeito João Campos. 

Assim que assumiu a prefeitura, João passou um período meditando sob a massaranbuda do tempo, esperando, como diza Joaquim Francisco, o que as espumas produzidas pela batida da água sobre as pedras poderiam indicar. O ainda jovem prefeito, foi pego de surpresa com a morte do seu pai, o ex-governador Eduardo Campos. Seria até natural que passasse por tal processo, explicado à luz das teorias psicanalíticas. Como já informamos antes, tomou gosto pela política. Não é improvável que sua namorada,a deputada Federal Tabata Amaral tenha exercido alguma influência sobre isso. 

Hoje ele tem uma avenida política a pavimentar e percorrer pela frente e está disposto a fazer a caminhada. Parecia ter priorizado a periferia emsua gestão, mas os resultados também começam a ser entregues em bairros de classe mádia alta, como Boa Viagem. Sabe-se que existe uma equipe trabalhando exclusivamente no projeto de revitalização do Recife, algo que também precisa ser feito. Além das obras de infraestrutura, políticas sociais importantes, inclusive voltadas para a juventude, também estão em andamento.

Não deve incomodar a João as recentes inquietações manifestadas por um grupo de trabalho do PT, criado com o objetivo de definir as estratégias para as próximas eleições municipais. O grupo sugere que, para a aliança entre o PT e o PSB ser mantida, seria necessário o PT indicar o vice na chapa, condição que, possivelmente, não será aceita por João, que precisa do terreno limpo para as eleições de 2026. Neste caso, a espertise adquirida ao longo dos anos, dá ao prefeito as condições de como manter a situação sob controle. Ele sabe exatamente o que esse grupo do PT deseja.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário