pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula recebe Pacheco de olho na sabatina do nome indicado para a PGR.
Powered By Blogger

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Editorial: Lula recebe Pacheco de olho na sabatina do nome indicado para a PGR.



Houve um tempo em que a última preocupação do Executivo quando indicava alguém para a ocupação de algum cargo seria sabatina a qual os candidatos são submetidos no Senado Federal. Nesses tempos bicudos, marcados por profundas instabilidades institucionais, hoje convém considerar os eventuais vetos impostos pela Oposição. No limite, conforme informamos em outras postagens, até mesmo neste aspecto, percebe-se uma perda de autonomia do Executivo, ou seja, o nome precisa ser negociado antes com a Oposição. 

Cumprindo este rito que hoje se impõe, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve está recebendo o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. O ambiente político é turvo, marcado por muitas indisposições de lado a lado. Melhor não facilitar para evitar surpresas desagradáveis. Essa polêmica produzida articificilmente em torno de pessoas ligadas ao Comando Vermelho sendo recebidas nos gabinetes ministeriais de Brasília, é um bom exemplo. A oposição, naturalmente, explora como pode a visita de uma esposa de chefe de facção criminosa que atua no estado do Amazonas, não recebida pelo Flávio Dino, mas por um dos seus assessores, com o propósito que se encaixa perfeitamente no figurino de um governo democrático, que tem a obrigação de ouvir interlocutores que se reportem sobre violações de direitos humanos no sistema penitenciário. Simples assim. 

No caso do deputado federal Guilherme Boulos, o alarde e a desinformação em torno do assunto  é ainda mais grave. Boulos teria conversado com a cidadã enquanto circulava nos corredores do Poder Legislativo em Brasília, seu habitat natural. A Oposição, ao invés de se preocupar com pautas propositivas para o país, resolveu partir para o enfrentamento direto com o Governo Lula. Como diria o general Gonçalves Dias, nesses termos, vamos ter problemas. Camilo Santana irá deixar seus afazeres no Ministério da Educação para se reportar às comissões da Câmara e Senado Federal, com o propósito de discutir questões relativas ao ENEM. Não terá vida fácil. Podem ter certeza. Um desses deputados midiáticos ontem andou informando por suas redes sociais que já está elaborando o pedido de impeachment do Ministro Flávio Dino.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário