pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A batalha pela cadeira de Flávio Dino na Justiça.
Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Editorial: A batalha pela cadeira de Flávio Dino na Justiça.


Com duas crises em curso, uma política e outra na área de segurança pública, quem assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, terá uns abacaxis para descascar pela frente. E olha que não estamos tratando aqui da saborosa fruta, essa que até os comunistas autênticos de outrora descascavam muito bem, como era o caso de Luís Carlos Prestes. Lula relutou bastante em escolher os nomes que devem ser indicados para o Procuradoria-Geral da União e para o Supremo Tribunal Federal. As bases petistas não desejam os nomes que estão sendo indicados, Paulo Gonet para a PGR e Flávio Dino para o STF. 

No caso do primeiro, pode-se entender como um aceno aos ministros da Suprema Corte, uma vez que o nome de Paulo Gonet conta com o apoio de alguns ministros. No caso de Flávio Dino, a intenção seria apenas no sentido de tirá-lo da fogueira em que ele está metido? Não apenas isso. Lula também percebeu que teria uma crise interminável em sue Governo, depois que o ministro entrou na alça de mira da Bancada da Bala, identificada com um bolsonarismo mais radical. Com sua saída do Ministério da Justiça, tida como certa, está aberta a temporada de luta pela ocupação da titularidade da pasta.

Dizem até que a sua saída do órgão apresentava um componente difícil de contornar: ele desejava indicar seu sucessor, provavelmente Ricardo Cappelli, seu fiel escudeiro desde a época em que era governador do Maranhão. Um outro problema que se apresenta é a perda de representatividade dos socialistas no Governo. Para não se indispor ainda a mais com a suas bases, os nomes que estão sendo aventados não possuem uma militância partidária tão efetiva, como é o caso de Jorge Messias, hoje na AGU, e Marco Aurélio Carvalho, do Grupo Prerrogativas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário