pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Repercutiu nas redes: Josué de Castro.
Powered By Blogger

domingo, 5 de maio de 2013

Repercutiu nas redes: Josué de Castro.

"Ô Josué, eu nunca ví tamanha desgraça,
quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça."
Chico Science - Da lama ao caos

Chico Science e Josué de Castro (vídeo) - http://migre.me/eoak6

Curta a Fan Page do portal O Nordeste
https://www.facebook.com/onordeste.portal
  • Fábio Henrique Josué de Castro, o cidadão do mundo, a mente mais fértil da humanidade.
  • José Luiz Silva De fato, pernambucano de nascimento, natural de Água Preta, Mata Sul do Estado, Josué emprestou à discussão sobre a fome um "status" político. Tinha uma frase quq se tornou célebre: "Nordeste, estrutura fundiária que tritura cana e homens, transformando tudo em bagaço".
  • Fábio Henrique Ele descreveu a fome dentro de um contexto politico e social, alertando sobre os efeitos nocivos desse mal,E isso é visível quando se vir o aumento excessivo da criminalidade devido a esse fator.Ele sem duvida previu o futuro e expôs a solução mas infelizmente não puseram em prática as suas idéias.
  • José Luiz Silva Boa noite, Fábio. Sem sombra de dúvida, ele foi um dos maiores intérpretes do Brasil. Quando o Brasil iniciou o processo de industrialização, sabiamente, ele comentou que o país precisava fazer uma opção entre aço ou fome. Nos tornamos uma das miaores economias industrializadas do mundo, mas com bolsões de miséria capazes de fazer inveja aos países africanos. Um forte abraço!
  • José Luiz Silva Desenvolvo com meus alunos um trabalho bem interessante na comunidade quilombola de São Lourenço, Goiana, uma comunidade que sobrevive exclusivamente da captura do caranguejo uçá, ameaçado de extinção. Os livros de Josué de Castro estão em nosso bibliografia recomendada.
  • Fábio Henrique obrigado meu amigo,espero que um dia possamos debater mais sobre Josué de Castro pessoalmente,um grande abraço,felicidades.
  • José Luiz Silva Obrigado, Fábio. Foi um grande prazer. Josué de Castro morreu na França depois de implorar para voltar ao Brasil, particularmente o Recife, para voltar a fazer uma das coisas que mais gostava: percorrer os manguezais da cidade e conversar com os "homens caranguejos". Num dos vídeos sobre sua vida, em depoimento, o antropólogo Darci Ribeiro afirma que, entre os tantos crimes cometidos pela didatura militar, relegar ao exílio um homem como Josué de Castro foi o maior deles. Felicidades. Um bom domingo para você.
  • Nota do editor: Na realidade, a frase correta é: "Nordeste, estrutura fundiária que tritura não apenas cana, mas homens, transformando tudo em bagaço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário