pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Em decisão histórica, Toffoli anula as provas da Lava Jato.
Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Editorial: Em decisão histórica, Toffoli anula as provas da Lava Jato.



Nem mesmo as comemorações do Dia da Independência estão conseguindo ofuscar a repercussão produzidas no dia de ontem, depois da decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, anulando as provas da Operação Lava Jato. O despacho do ministro, com expressões contudentes em relação aos métodos utilizados pela famigerada operação, ficará nos anais da História política e jurídica do país. Em certo momento, por exemplo, o juiz Dias Toffoli afirma que a prisão do presidente Lula foi uma grande armação.Quantos não são vítimas dessas armações, afinal? No caso especifico de Lula, a injustiça teria sido corrigida. 

Na realidade, o desenho das nuvens políticas, desde algum tempo, já sinalizam para a compreenssão do que ocorreu no país naqueles dias nebulosos, quando o Estado Democrático de Direito foi subtraído por interesses infames, com o propósito de servir a objetivos políticos escusos de grupelhos que tinham como missão implementar um projeto autoritário de poder no país, mancumunados com o capital internacional. Lula era um obstáculo ou empecilho ao projeto em curso, daí a necessidade de sua remoção, materializada através de uma prisão onde nem mesmo os procedimentos primários que a justificassem foram observados. 

Para cumprir tal enredo, inúmeros equívocos jurídicos e arbitrariedades foram cometidas ao longo do indevido processo legal, para alguns, com requintes de crueldades, conforme já havia sido observado por outro magistrado. Havia qualquer coisa de muito podre na República de Curitiba. Decisões como as do Ministro Dias Toffoli ajudam a restaurar o tecido da legalidade, da observância às regras do jogo constitucional, sob os quais qualquer indivíduo deveria ser julgado.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário