O ponto positivo é que o 07 de setembro está ocorrendo dentro da mais absoluta normalidade democrática. Já houve momento em que a data era utilizada pelos algozes de nossas instituições democráticas para insuflarem tentativas de golpe de Estado. Observa-se uma queda da presença de público, mas antes isso do que a presença de baderneiros, que iam às ruas não com a finalidade de comemorarem a nossa indepedência, mas imbuídos de propósitos escusos. Pelas redes sociais, como já seria de se esperar, uma guerra de narrativas entre petistas e bolsonaristas em torno da comemoração da data.
Enquanto petistas enaltecem o grau de normalidade e civilidade nas comemorações da data, os bolsonaristas mostram as ruas vazias ou com pessoas transitando usando roupas pretas - como teria sido combinado entre eles - sobretudo em Santa Catarina, uma espécie de trincheira bolsonarista. Meia dúzia de gatos pingados, muito aquém das grandes mobilzações de ruas promovidas pelas hordas bolsonaristas em tempos relativamente recentes. Não daria para fazer alguma conjectura sobre a quantas andam o ímpeto dos bolsonaristas, uma vez que, desta vez, a ordem ara ficar em casa e boicotar o evento.
O ponto positivo, conforme chamamos a atenção no início, é o clima de normalidade com que a data está sendo comemorada pelos brasileiros. Sem sobressaltos, sem pedidos de intervenção militar, sem ameaças de golpes de Estado. Oxalá que as coisas continuem neste diapasão daqui para frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário