pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A CPMI do Golpe volta com todo gás nesta terça-feira.
Powered By Blogger

terça-feira, 20 de junho de 2023

Editorial: A CPMI do Golpe volta com todo gás nesta terça-feira.



A CPMI do Golpe, salvo melhor juízo, já entra na fase das audiências públicas nesta terça-feira. As últimas revelaçãos sobre as tessituras do golpe de Estado que estava sendo urdido no país emprestam um clima natural de tensionamento nas sessões daquela comissão. O Deputado Federal Arthur Maia, que preside os trabalhos daquela comissão, já antecipou que todos os envolvidos na engrenagem golpista serão convocados. Como o Governo é hegemônico na composição daquela comissão, a tendência é a de que alguns nomes  sejam poupados, a exemplo do general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI. 

A oposição, naturalmente, não medirá esforços para que o requerimento de sua convocação seja aprovado. Os fatos revelados pelas gravações e mensagens do telefone celular do ajudante de ordens, amplamente divulgados pela imprensa, põem praticamente uma pá de cal nas narrativas fastásticas da oposição em relação assunto. Vamos ver se eles mantém a mesma estridência de antes, ao defenderem uma tese estapafúrdia, sem a menor possibilidade de comprovação, principalmente depois dessas revelações. É uma questão estratégica tal narrativa. Eles também objetivam investigar, tão somente, os atos de vandalismo do dia 08 de janeiro, sem se ater sobre os preparativos do golpe.   

Outro elemento que deve polemizar naqueles trabalhos é uma proposição governista no sentido de afastar o senador Marcos do Val(Podemos) da comissão, depois da operação de busca e apreensão realizada ela Polícia Federal em seus endereços. Na condição de investigado -  por uma eventual suspeita de obstrução da justiça - ele ficaria desconfortável em compor a comissão. O danado é explicar isso para ele e para os seus pares o que, muito provavelmente, deve render discussões acaloradas.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário