pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Dr. Luizinho. Futuro Ministro da Saúde do Centrão?
Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Editorial: Dr. Luizinho. Futuro Ministro da Saúde do Centrão?



É o que se especula nas coxias das negociações entre Governo e oposição, diante das turbulências criadas pelas refregas sofridas por Lula durante as últimas votações na Câmara dos Deputados. Os problemas de relacionamento entre Executivo e Legislativo vão muito além da entrega da cabeça da Ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Desde algum tempo que o Ministério da Saúde está sendo posto nessas negociações entre Governo e oposição. Trata-se de um dos minitérios com um dos orçamentos mais robustos, com grande capilaridade política, o qque atiça a cobiça desse grupo. 

Se Lula entregar tal ministério, seu Governo acaba. Desde as eleições que não temos um governo genuinamente petista, mas algumas trinchieras foram preservadas. A saúde é uma delas. Meio Ambiente também está por um fio. A resistênfia de Marina Silva aos investimentos de exploração de petróleo na foz da Rio Amazonas é motivo de chacota nas corredores da capital federal. Entramos numa esperal política complicada. O filósofo francês Pierre Dardod usa muito a imagem do pêndulo para definir essas situações. O pêndulo do ancien régime, de perfil, neoliberal, autoritário e fascista, está voltando. E, no caso do Brasil, parece-nos que sequer completou o ângulo exato. Está voltando do meio do caminho. Ficaram dois torniquetes que estão dando problemas. O Banco Central e o Centrão. 

Não somos nenhum pouco otimista acerca do que pode vir pela frente. O cacique do grupo já informou que não há negociação possível sem entrega da pasta da Saúde. Se Lula entregar, seu Governo acaba, desmontando as expectativas de sua base aliada, de seus apoiadores. Quanto mais se cede, eles avançam, segundo adverte o filósofo frânces. A direita nunca está satisfeita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário