pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Golpistas corajosos no ZAP e covardes na CPMI
Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Editorial: Golpistas corajosos no ZAP e covardes na CPMI



O golpe contra as instituições democráticas do país foi tentado não uma, mas inúmeras vezes. Curiosa é a narrativa dos bolsonaristas de que, em não havendo tanques nas ruas, não se poderia falar em golpe de Estado. No dia de ontem, durante os trabalhos da CPMI dos Atos Antidemocráticos, essa narrativa foi bastante enfatizada. Nos tempos atuais, como se sabe, não precisamos de tanques nas ruas para decretar um golpe de Estado. Hoje, até mesmo as ditaduras mais sanguinárias, podem assumir um verniz de democracias. Os expedientes autoritários são bem mais sutis, embora igualmente danosos para os cidadãos e cidadãs e instituições democráticas. 

O que nos surpreende nesses enredos é a absoluta discrepância entre as mensagens de celulares trocadas entre os principais artífices dessas manobras e suas falas, quando caem na malha da justiça ou quando são convocados a se pronucinarem sobre o assunto durante as sessões das comissões criadas para investigarem esses atos. Ainda não ouvimos um deles assumir que é golpista, entregar detalhes das tramas antidemocráticas urdidas nos estertores sombrios do obscurantismo, e coisas assim. Coragem mesmo apenas através dos grupos de ZAP. 

É curioso esse comportamento, mas, a rigor, já seria esperado. Se a trama golpista tivesse sido exitosa, eles estariam por aí perseguindo os democratas com todo o arbítrio possível, com uma sanha e uma coragem incomum, posto que de posse dos instrumentos e facilidades criados para este fim. É necessário que as nossas instituições democráticas punam com o rigor necessário aqueles atores que tramaram contra ela. Infelizmente, vivemos num país de conchavos, onde tudo se resolve com um tapinha nas costas. Um dos atores mais estratégicos nesse processo já afirmou que está "cansado" de ouvir falar de golpe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário