pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Miriam Leitão detona as taxas de juros do Banco Central.
Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Editorial: Miriam Leitão detona as taxas de juros do Banco Central.


Dependendo de suas opiniões, a jornalista Miriam Leitão pode ser massacrada ou endeusada pelas hostes petistas que atuam nas redes sociais. É essa a conclusão a que chegamos no dia de hoje, quando ela ocupa o primeiro lugar no Trending Topics Twitter Brasil, depois de uma fala afirmando que o maior entrave à retomada do crescimento no país são as altas taxas de juros praticadas pelo Banco Central, hoje em 13,75%. Há muito tempo o presidente daquela Instituição, Campos Neto, vem sendo criticado por manter esses juros em padrãos tão elevados, criando, de fato, alguns entraves para alguns setores da economia. 

Quem festeja essas taxas é apenas o capital especulativo, ligado ao setor financeiro. Embora o Banco Central tenha a prerrogativa de autonomia, críticos do Governo já advogam que Lula poderia ser mais incisivo nesse enfrentamento. De fato, como afirma a jornalista, tais taxas se constituem em entraves para o desenvolvimento econômico do país. Inúmeros diálogos já foram mantidos pelo Governo neste sentido,mas Campos Neto é irredutível, levando alguns petistas a creditarem a ele a condição de uma herança maldita, deixada pelo bolsonarismo, com intenções nada amigáveis. 

Campos Neto, certamente, não seria indicado para o exercício de tal função se não houvesse ligações fortes suas com o bolsonarismo. Campos Neto, por razões óbvias, sempre argumenta em termos técnicos, evitando esse viés de natureza política, afirmando que tais taxas decorrem de uma preocupação em manter a inflação sob controle.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário