pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial; Recife debaixo d'água
Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Editorial; Recife debaixo d'água


Chove muito no Recife. A cidade parece envolta numa cortina de fumaça. Se observada da Rua da Aurora, as águas turvas do Capibaribe nos remetem às crônicas de Paulo Fernando Craveiro, publicadas com regularidade no antigo Diário da Noite. Ninguém descreveu melhor o Recife do que o cronista recifense. Na realidade, nascido em Monteiro, na Paraíba, mas trazido à capital pernambucana desde a mais tenra idade, usufruindo dos seus encantos e recantos nos momentos de folga das atividades escolares. Já adulto, na redação do jornal, traduziu seu olhar arguto e apaixonado pela Veneza brasileira.  

O problema dos alagamentos são recorrentes na capital pernambucana. Constitui-se numa dor de cabeça para todos os gestores que ocupam o Palácio Antonio Farias, sobretudo em razão da ocupação irregular de seus morros e alagados, formando várias áreas de risco. Até recentemente, durante as fortes chuvas que caíram em todo o país, Recife, infelizmente, registrou o maior número de óbitos produzidos pelos deslizamentos de barreiras. 

A capital pernambucana é uma cidade que fica abaixo do nível do mar. No bairro do Benfica, nas proximidades do Clube Português,  chega-se ao espantoso índice três metros e meio abaixo do nível mar. Um poço, na realidade. Quando os holandeses aqui chegaram, em 1630, apenas lama e manguezal separavam as cidades de Olinda e Recife. O atual gestor, João Campos, do PSB, vem realizando um trabalho digno de reconhecimento junto a essa periferia castigada, submetida a tais condições em função de sua situação social e da ausência de políticas habitacionais condizentes, implementadas pelo poder público.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário