pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O liame da tentativa de golpe do dia 8 de janeiro
Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Editorial: O liame da tentativa de golpe do dia 8 de janeiro



Está sendo ouvido, neste momento, na CPI Distrital dos Atos Golpistas,  o senhor Alan dos Santos, que esteve envolvido na frustrada tentativa de atentados terroristas em Brasília, que antecederam os atos do dia 08 de janeiro. Alan, como bem defeniu o Deputado Distrital Chico Vigilante, foi usado como uma espécie de mula dos terroristas. Identificado, submetido a inquérito e já condenado, estranhamente, manteve praticamente em silêncio sobre fatos cruciais, ou seja, quem os financiou, quem ordenou, quem são os verdadeiros mentores daqueles atos. 

Chico Vigilante sugeriu uma sessão secreta daquela comissão, onde ele deverá falar o que sabe, já que se diz ameaçado. O próximo a ser ouvido é o comparsa de Alan, o senhor George Washington, igualmente enrascado, cumprindo pena, mas não abre o bico sobre os mentores dos atentados. Em algum momento essas conexões serão destravadas e os fios soltos emendados num único novelo. O novelo da trama contra as instituições democráticas, movida naquele dia fatídico. 

Fazia algum tempo que não ouvia o termo "liame", verbete que se tornou comum nos últimos dias, por se tratar de um termo que significa, entre outras coisas, "ligação". No dia de ontem, em artigo, o professor Michel Zaidan Filho, estabelece uma relação entre as pregações contra as urnas e a relação dessa narrativa com a tentativa de golpe, que acabou alimentando os episódios subsequentes, como o 08 de janeiro. Pelo que já se sabe, o golpe só não se viabilizou pela ausência de apoio entre a alta oficialidade das Forças Armadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário