Essas casas de 15 metros quadrados estão gerando muitas polêmicas e desinformações. Até recentemente, a assessoria do Palácio do Planalto precisou fazer um desmentindo de que essas casas integrava um programa habitacional Governo Federal. A assessoria foi rápida no gatilho, evitando as consequências previsíveis, quando uma falsa notícia se espalha como um rastilho de pólvora. A veiculação da fake news é de responsabilidade de um jornalista com muitos anos de batente, o que nos surpreende.
Como estamos num clima de intensa polarização política, por outro lado, a responsabilidade sobre a construção dessas moradias, erroneamente, também foi atribuída ao Governo de São Paulo. Coisas da trupe petista mais radical. Na realidade são 116 casas que estão sendo construída, com o propósto de abrigar uma população vulnerável que reside na favela Mandela, que fica próxima ao Aeroporto de Viracopos.
As casas são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campinas. Não sabemos quem elaboru o projeto, mas ele fere bastante a dignidade humana, principalmente quando se discute o direito à cidade, que vão muito além de uma moradia digna, o que não se atende com este projeto. Na realidade, não se atende ao mínimo exigido, pois está previsto que uma família de até sete pessoas possam residir nesses cubículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário