pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Alexandre de Moraes determina suspensão das contas da deputada Bia Kicis
Powered By Blogger

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Editorial: Alexandre de Moraes determina suspensão das contas da deputada Bia Kicis


O assunto de maior repercussão no momento - depois das expectativas em torno da posse de Lula, naturalmente - é o choro do presidente Jair Bolsonaro. O futuro presidente do país terá um diálogo importante com os emissários americanos, onde devera tratar de temas caros para a sobrevivência dos regimes democráticos nesses tempos bicudos de ocorrências de retrocessos autoritários em todos os quadrantes do planeta. A "onda" agora é um modelo de democracia "iliberal",onde, de democracia mesmo só se conserva a fachada. A rigor, não há conteúdo democrático. Comparamos àqueles pães franceses enormes, de boa aparência, inflado pela adição de bromato, mas sem miolo.

Temos por aqui algumas hipóteses sobre a motivação do choro do presidente, mas a nossa condição de cristão nos recomenda respeitar este momento introspectivo do mandatário do país. Quanto à suspensão das contas da Deputada Federal Bia Kicis, do Partido Liberal, em suas redes sociais, a razão parece ser óbvia, pois no argumento que justitica tal medida estaria supostas pregações em favor de uma solução antidemocrática para o país. As redes sociais é um ambiente pantanoso, cheio de is e armadilhas e ardis, onde procuramos circular tomando todos os cuidados possíveis. Não aceitar os resultados de uma eleição limpa, num regime de democracia representativa, já pode ser interpretado como uma atitude que depõe contra suas convicções democráticas. Não entro no mérito das postagens da deputada, porque não a acompanho, mas o Ministro Alexandre de Moraes não toma medidas que não sejam amplamente amparadas em fundamentos legais.  

O Brasil passa por um momento difícil, enfrentando uma grave crise política e institucional, ainda não completamente superada. Seria uma irresponsabilidade usar as redes sociais que não com o propósito de pregar a serenidade, o arrefecimetno dos ânimos, a solidariedade e o estrito respeito às leis e às regras do jogo democrático, que já definiu e sacramentou seus resultados. Qualquer coisa fora disso se constitue em desvios, que devem ser combatidos e é aí que entra a pena do Presidente do Superior Tribunal Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário