Durante a última campanha eleitoral, religiosamente, acompanhamos todos os debates possíveis entre os candidados que concorriam à Presidência da República, assim como aqueles que concorriam aos governos estaduais. Quando havia algum tempo, até mesmo o debate dos candidatos que concorriam ao Senado Federal. Tivemos gratas surpresas ao acompanhamos esses debates, como, por exemplo, o ótimo nível de candidatos que concorriam ao Senado Federal pelo Estado do Paraná, disputa vencida pelo ex-juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro, hoje em volta com ações que pedem a cassação de sua eleição para a Câmara Alta. Depois, com mais calma, o ex-juiz deve chegar à conclusão de que nunca deveria ter abandonado a toga e os seus alunos. Como já afirmamos por aqui, ele comete vários erros de avaliação. O último deles, segundo noticiado por um jornal carioca, foi pedir ao presidente Jair Bolsonaro que fizesse gestões junto aos caciques do PL para suspender as ações contra ele, impetradas no TRE do Paraná. Não foi atendido.
Mas vamos voltar à nossa discussão sobre uma eventual indicação da governadora do Ceará, Izolda Cela, para o Ministério da Educação. Pois bem. O que tentei elencar desses debates acomapanhados é que os principais candidatos aos governos estaduais, das mais distintas tribos políticas, faziam referência ao exitoso modelo de educação pública implantado no Estado do Ceará. Os últimos indicadores divulgados pelo IDEB apenas confirmam uma política pública das mais bem-sucedidas no contexto nacional, contemplando o ensino fundamental e médio.
Dos alunos do ensino médio - o ex-candidato Ciro Gomes enfatizava bastante isso - algo em torno de 80% são encaminhados ao mercado de trabalho, através de estágios iniciais. A eventual indicação de Izolda Cela para o MEC, portanto, seria justa. Justíssima, como diria o conterrâneo Chico Anízio. Seria uma indicação dos brasileiros e brasileiras, meu caro Lula. Ela entra na nossa cota, pelos bons serviços prestados ao ensino público do Estado do Ceará, que podem ser replicados para outras praças da federação. Estamos todos torcendo por sua indicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário