pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A batalha do PSB para "emplacar" um nome no primeiro escalão de Lula.
Powered By Blogger

sábado, 17 de dezembro de 2022

Editorial: A batalha do PSB para "emplacar" um nome no primeiro escalão de Lula.



A impressão que temos é que o Lula já deve estar perdendo a paciência com essa briga fratricida, entre a sua base aliada, por uma indicação para o seu primeiro escalão. Alguns nomes são "queimados" antes mesmo de serem anunciados, outros são indicados mesmo não construíndo um consenso junto ao Gabinete de Transição. Como a última palavra é a do morubixaba petista, a cantora Margareth Menezes já estaria arrumanda as malas para deixar a Bahia e se mudar para a capital federal. Sabe que sua tarefa não será simples na Cultura, pois perdemos muito terreno, em diversas áreas, nos últimos anos, neste período obscurantista, de terra arrasada. 

Nesses tempos sombrios, isto está contribuindo para reposicionar, inclusive, o status dos futuros ocupantes da Esplanada dos Ministérios. Nunca vi um futuro Ministro da Justiça com tanto prestígio e tão estratégico como o ex-governador Flávio Dino. Sua tarefa, que já seria hercúlea, a cada dia percebemos que se avoluma. A jornalista Marcela Mattos, da revista Veja, produziu uma matéria sobre o assunto, tratando sobre como estão as negociações dos socialistas, no Gabinete de Transição, no tocante a uma ocupação no primeiro escalão do futuro governo. 

Não tem sido uma tarefa das mais simples, uma vez que, há fissuras sobre o assunto - está já é uma conclusão nossa - até mesmo entre eles, divididos no tocante à ala paulista e a ala pernambucana. Há até atores políticos pernambucanos que jogam no time paulista, por motivos conhecidos, torcendo por uma indicação de um paulista para o primeiro escalão. Diante desses impasses, cogita-se uma acomodação no segundo escalão. Especula-se que o governador Paulo Câmara possa vir a ser indicado para o Banco do Nordeste ou para a Codevasf. Flávio Dino, embora recém-convertido ao socialismo, não conta, pois integra a cota pessoal do presidente Lula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário