pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os "ajustes" políticos para "acomodar" Simone Tebet no futuro governo Lula.
Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Editorial: Os "ajustes" políticos para "acomodar" Simone Tebet no futuro governo Lula.



Vamos jogar com a franqueza necessária. Não enchergamos com muito otimismo a presença da ex-senadora Simone Tebet no futuro Governo Lula. Lula procedeu uma série de ajustes no Ministério do Planejamento, consoante o objetivo, possivelmente, de atender algumas exigências da emedebista, que tinha preferência por um ministério de ponta, onde a população pudesse "sentir" resultados tangíveis das políticas públicas e ela credenciar-se para os seus projetos políticos. Não há nenhum problema com os projetos políticos da ex-senadora, pois ela está no campo e as ambições maiores são perfeitamente compreensíveis. 

O problema talvez esteja no fato de que ela não está sozinha, tampouco conta com a simpatia como candidata do grupo hegemônico gravita em torno da figura de Lula e que chegou ao poder mais uma vez. Pelo andar da carruagem política, tudo indica que o nome que está sendo preparado para as eleições presidenciais de 2026 no núcleo duro petista é o do professor Fernando Haddad, futuro Ministro da Fazenda. Lula abriu vários links de interlocuções do Ministério do Planejamento com outros ministérios e órgãos do governo para permitir que a ex-senadora possa ter uma pepel mais efetivo na gestão.

No frigir dos ovos, colocá-la no Ministério do Planejamento não foi uma saída das melhores, sobretudo em razão das interlocuções necessárias e que precisam serem estabelecidas com o ministro Fernando Haddad. A ex-senadora é uma pessoa íntegra, correta, competente, bem-intencionada, mas não conseguirá aparar as arestas com setores do PT e do seu próprio partido, o MDB. É bom que ela vá vendo as alternativas que se apresentam para 2026, pois já demonstrou que possui um grande potencial competitivo, que deverá ser canalizado para uma raia bem específica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário