pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Antes da Economia, a Defesa. Tempos bicudos. José Múcio deverá ser anunciado hoje.
Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Editorial: Antes da Economia, a Defesa. Tempos bicudos. José Múcio deverá ser anunciado hoje.



Nos escaninhos da política, especula-se que Fernando Haddad deverá ser mesmo o nome indicado por Lula para a condução da pasta da Economia, que deverá ter uma outra denominação. Paulo Guedes já andou desdenhando da indicação, mas vai sair do governo deixando um imbróglio dos diabos em relação ao orçamento. Não entendo muito bem de economia, mas o pessoal da área diz que é de sua responsabilidade esse caos. Penso que Haddad, na realidade, poderia dar uma grande contribuição ao futuro Governo, mas numa outra área. A preferência de Lula, no entanto, recai sobre o seu nome, visando, sobretudo um projeto mais à frente, ou seja as eleições presidencias de 2026. Haddad foi um excelente Ministro da Educação.   

Trata-se de uma aposta arriscada, sujeita à queimação de cartucho, mas o morubixaba petista deve saber o que está fazendo. Em tempos de normalidade democrática, o anúncio do futuro Ministro da Defesa ficava em segundo plano, dada a sua pouca relevância. Em tempos de instabilidade política, de de águas turvas, convém tomar as precauções necessárias e, neste sentido, Lula deve antecipar o nome do pernambucano José Múcio Monteiro para conduzir aquela pasta, com uma missão das mais espinhosas, pacificar o estamento militar. 

Por razões conhecidas, a área de Defesa e  Inteligência tornaram-se áreas nevrálgicas do futuro governo. Ocorreu, paulatinamente, um processo de politização das forças militares nas últimos anos, produzindo conseguências bem conhecidas. Somente na burocracia do Estado, ocupando cargos de confiança, estima-se que existam oito mil militares. O presidente Jair Bolsonaro escolheu a dedo os assessores militares, que estão ocupando cargos estratégicos no Aparelho de Estado. É um campo minado, onde José Múcio deverá usar de toda a sua habilidade política para contorná-lo. Creio que, pela primeira vez em nossa história republicana, um Ministro da Dedesa possua um status tão elevado, consoante a dimensão das responsabilidades que lhes serão delegadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário