pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Nova "bomba" sobre a Operação Lava-Jato
Powered By Blogger

sábado, 3 de junho de 2023

Editorial: Nova "bomba" sobre a Operação Lava-Jato



Os graves equívocos cometidos pela Operação Lava-Jato já são do conhecimento do grande público. A cada dia, no entanto, surgem fatos novos, que comprometem, inexoravelmente, os resultados alcançados ou condenações exaradas por tal operação. Até recentemente, o ex-deputado federal Eduardo Cunha foi beneficiado por uma anulação de uma sentença condenatória, no curso de tal operação, que lhes imputava uma pena superior aos 16 anos de prisão. Do ponto de vista estritamente jurídico, um ministro do STF já dissecou os inúmeros erros processuais cometidos no bojo dos trabalhos da famigerada Operação Lava-Jato, também conhecida como a República de Curitiba. 

Além das bombásticas declarações do ex-advogado da Odebrecht, Tacla Duran, denunciando eventuais achaques e extorções, agora é a vez de um outro ex-delator, Tony Garcia, vir a público, através de uma entrevista, revelando que foi coagido a conceder entrevista dirigida, com o propósito de reverendar ou "justificar" a condenação de réus. Tal informação está alcançando ampla repercussão nas redes sociais. É enredo de fazer inveja aos melhores escritores de romances policiais, como o belga Georges Simenon. 

Até supostas chantagens de desembargadores, com imagens de uma eventual Festa da Cueca, estão sendo aventadas. O grande poblema dessa operação foi ela ter sobrevido ao relatório do ministro Teori Zavascki que, infelizmente, morreu num grave acidente de aviação, antes de apresentá-lo. Ele teria abortado, a tempo, a continuidade desses equívocos. Nos escaninhos jurídicos, já se antecipava que o seu relatório seria demolidor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário