pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os "abacaxis" políticos que Lula precisa descascar daqui para frente.
Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Editorial: Os "abacaxis" políticos que Lula precisa descascar daqui para frente.


Os petistas mais entusiasmados estão comemorando, efusivamente, a vitória do Governo na votação da MP dos ministérios, que manteve a estrutura das pastas previstas pelo Planalto. Vitórias são sempre passíveis de serem comemoradas, mas, a rigor, estamos ainda muito longe para soltarmos os fogos de artifícios. O Governo ainda está muito longe de construir uma ponte minimamente segura, capaz de promover uma paficificação com o Legislativo. Leia-se, sobretudo, o Centrão. Além de cargos e emendas existe, igualmente, uma indisposição velada dos opositores com o Governo, assim como um impasse sobre a melhor maneira de enfrentar essa birra, de forma profissional, evitando consequências ou danos políticos maiores, principalmente no que concerne à linha programática do terceiro mandato do petista.   

Alguém já sugeriu que Lula deveria trabalhar no varejo, atendendo pessoalmente às demandas dos deputados, conversando com cada um deles. Poderia podruzir melhores resultados do que atender aos "partidos" ou aos blocos, como o Centrão. Ontem foi liberado o montante de 1,7 bilhões em emendas, além de uma penca de assinatura de portarias de nomeações, sobretudo para cargos de segundo escalão, que estavam retidas. Tais medidas, no entanto, estão longe de resolver o problema, pois o Centrão deseja ministérios especificos -aqueles de verbas polpudas - os quais o Governo não deseja abrir mão, como o Ministério da Saúde, por exemplo. 

Informações de coxias indicam que Lira está pedindo a cabeça de um nome indicado por um grande aliado do Governo, o senador Renan Calheiros, em razão de indisposições regionais na terra dos marechais e de olho na sucessão de 2025 na Câmara dos Deputados. A ideia é a de criar musculatura para o nome que será indicado por ele. Qundo esteve no Brasil, o poeta chileno, Pablo Neruda, ficou impressionado com o fato de Luiz Carlos Prestes, o líder comunista, nunca ri. Dizia-se, igulamente, que Carlos Prestes era um exímio descascador de abacaxis. A fruta, naturalmente. Lula precisa conversar mais com o Legilativo e usar de toda a sua habilidade para descascar os abacaxis. Os abacaxis políticos, naturalmente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário