pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Ainda as eternas preocupações de Lula com os serviços de segurança e inteligência.
Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Editorial: Ainda as eternas preocupações de Lula com os serviços de segurança e inteligência.


Esta informação ainda não atingiu a repercussão compatível com a gravidade a ela associada. Todo cuidado é insuficiente com esses serviços de segurança e informação. Aliado às forças militares - que, por sinal, também possuem as suas comunidades de informação - este é um dos pontos mais nevrálgicos do Governo Lula, que herdou uma herança de instabilidade nesses órgãos, profundamente contaminados pela permeabilidade proporcionada pelo bolsonarismo. O governo anterior escolheu a dedo os nomes indicados para os cargos estratégicos, onde o índice de compromisso republicano chegava a quase zero. O compromisso não era com o Estado, mas com o governante de turno. Foram nomes escolhidos com o propósito de implementar um projeto  autoritário. 

Isto ocorreu com com os serviços de inteligência, com as corporações policiais federais, assim como em relação aos seus auxiliares militares. As medidas estão sendo adotadas, mas acreditamos que ainda sejam insuficientes para a promoção de uma assepcia republicana absolutamente necessária nesses órgãos e nas forças militares. Curioso é que à medida em que essa desbolsonarização se impõe, Lula negocia nacos de poder com o Centrão, cujos partidos que compõem o grupo estiveram relacionados à base de apoio do ancien régime.

A informação sobre a qual nos referimos diz respeito a um eventual vazamento de informação de um órgão de segurança, já sob os auspícios do Governo Lula, municiando  um ex-ajudante de ordens com detalhes sobre a agenda de viagem do presidente. Isso é muito grave. Pelo andar da carruagem dos trabalhos da CPMI dos Atos Antidemocráticos no dia de ontem, o ex-ajudante de ordens será reconvocado em razão de uma outra motivação. Agora mais essa!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário