pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Quem era Fernando Villacicencio, candidato assassinado no Equador?
Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Editorial: Quem era Fernando Villacicencio, candidato assassinado no Equador?



Independemente de ideologias, é profundamente lamentável a morte do candidato Fernando Villacicencio, ocorrida no dia de ontem, no Equador. A vida aqui é o mais importante, mas percebemos nas entrelinhas das postagem sobre o assunto uma preocupação sobre o esquadrinhamento ideológico do candidato, ou seja, se ele seria de direita, de esquerda ou de centro. Na realidade, Fernando Villacicencio era um candidato de centro-esquerda. Sua morte favorace as forças de centro-direita que disputam as eleições naquele país. Se quisermos aqui uma divagão, a esquerda é mais suscetível a tais atentados.  

Villacicencio militava em duas áreas nevrálgicas, o sindicalismo e o jornalismo investigativo. Antes de morrer, ele havia acusado as ameaças dos cartéis. Sua morte faz recordar a morte do candidato Luiz Carlos Galán, na Colômbia, atribuída ao cartel de drogas comandado por Pablo Escobar. A morte de Galán desencadeou uma caçada ao traficante, que acabou morto depois de um confronto com a polícia daquele país. A morte de Galán comoveu a Colômbia, levando o Governo a adotar todas as medidas para punir os responsáveis pelo crime. A expectativa é a de que tais medidas sejam adotadas pelo atual governo daquele país. 

No dia de ontem vazou a informação dando conta de que dados sigilosos sobre as viagens do presidente Lula haviam sidos passados a integrantes do ancien régime, o que se constitui num fato merecedor de todas as nossas atenções. Hoje já surgiu o comentário de que o Governo Lula poderia entregar a direção do GSI a uma civil. Esperamos que não seja alguém indicado pelo Centrão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário