pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: PSDB tenta resgatar Aécio Neves. Nem Lula nem Bolsonaro.
Powered By Blogger

domingo, 27 de agosto de 2023

Editorial: PSDB tenta resgatar Aécio Neves. Nem Lula nem Bolsonaro.



Depois de um longo processo de agonia política, os tucanos, finalmente, parecem esboçar uma reação. O PSDB perdeu capilaridade num dos seus ninhos mais emplumados, o estado de São Paulo, onde ficou sensivelmente reduzido. Nas últimas eleições estaduais, despontou com quatro lideranças novas e promissoras, que poderiam injetar sangue novo na legenda. Três delas forma eleitas governadores de estado, como é o caso de Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, Raquel Lyra, em Pernambuco, e Eduardo Riedil, em Mato Grosso do Sul. No estado da Paraíba, um herdeiro dos Cunha Lima, Pedro Cunha Lima, que naõ conseguiu se eleger. No nosso entendimento, deveria partir daqui essa "renovação".   

Mas, cumprindo uma máxima de que essas legendas acabam sucumbindo ao processo de oligarquização, uma velha raposa do partido acaba sendo resgatado para conduzir o seu espólio, o hoje deputado federal Aécio Neves(PSDB-MG), recentemente ovacionado num encontro do partido. Aécio aparece de visual novo, usando barba,e, como ele mesmo admite, ensaia um retorno à ribalta, depois de mergulhar num processo de submersão política. 

Aqui em Pernambuco, uma antiga e emérita liderança da Igreja Católica Progressista, o saudoso Dom Hélder Câmara, eterno arcebispo de Olinda e Recife, costumava enfatizar que haveria um tempo para emergir e um tempo para submergir. Nos cálculos do político mineiro, é chegada a hora de emergir. Sinceramente? Não vislumbramos nenhum futuro político para este cidadão. Com a sua não submissão e acatamento do resultado das urnas na eleição que perdeu para a ex-presidente Dilma Rousseff, ele praticamente disparou o gatilho que degringolou o nosso processo democrático, culminando com a manobra institucional marota de 2016 e o recrudescimento do processo autoritário no país a partir de então.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário