pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O depoimento mais bombástico da CPMI dos Atos Antidemocráticos.
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Editorial: O depoimento mais bombástico da CPMI dos Atos Antidemocráticos.


No dia de hoje, 17\08, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a tentativa de golpe de 08 de janeiro teve o seu depoimento mais esclarecedor sobre as tessituras que estiveram por trás da engrenagem orquestrada para solapar as instituições democráticas no país, inclusive com a identificação dos atores envolvidos, processos ou métodos escusos adotados, assim como os detalhes sobre sua execução.  Até um tal de Jesus estava envolvido na ruptura. Resta agora identificar o seu sobrenome. É realmente um dia histórico para a democracia brasileira. Mesmo com o habeas corpus concedido pelo Ministro do STF, Edson Fachin, que concedeu ao depoente a possibilidade de ficar calado durante a audiência, o Hacker Walter Delcatti falou tudo o que ocorreu durante aquelas dias obscuros - naquele papel desempenhado por ele, naturalmente - onde foi tramado mais uma ruptura democrática no país. Infelizmente, possivelmente não será a última, dadas as nossas conhecidas fragilidades históricas. 

Quando algum depoente abre o bico, consegue-se avançar no processo de investigações. Vários elos puderam ser conectados com o depoimento de Delgatti. Agora nossas instituições democráticas enfrentam uma prova de fogo. Reunir as condições para responsabilizar e punir os atores envolvidos nesses atos antidemocráticos, que tentaram minar as nossas instituições. Algumas delas precisam cortar na pele, o que nem sempre é uma tarefa fácil, em face do corporativismo reinante num país com as nossas características patrimonialistas, onde existem verdadeiros "vespeiros". Não vamos aqui entrar nos detalhes, mas os leitores e leitoras mais argutos podem imaginar sobre quais são esses "vespeiros" aos quais estamos nos referindo.

Uma das grandes preocupações é que os "dispositivos antidemocráticos" continuam ativos, podendo ser acionados a qualquer momento. Como adverte o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o Brasil se tornou um laboratório de experimentos nefastos da extrema-direita internacional.  A queda de braço entre democratas e fascistas devem prometer novos rounds. Roguemos pelo Estado Democrático de Direito.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário