O saudoso ex-governador Leonel Brizola costumava usar a expressão fulano está costeando o alambrado para definir que um sujeito estava se movmentando no sentido de pular a cerca para o outro lado, a exemplo do que fazem os gados, desejosos de comerem o pasto fresco da fazenda vizinha. Aqui no Recife, tal expressão está sendo empregada para definir o movimento de algumas figuras de proa da legenda petista no sentido de se aproximarem do Palácio do Campo das Princesas.
A governadora Raquel Lyra, ao lado de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e de Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul formavam um núcleo de jovens governadores que poderiam injetar sangue novo à legenda tucana, embalando, inclusive, o acalentado projeto presidencial do governador gaúcho. A própria governadora Raquel Lyra chegou a figurar numa lista de presidenciáveis. Seus movimentos hoje, porém, segundo algumas avaliações, indicam que ela poderá integrar em breve a base de sustentação do Governo Lula, quem sabe deixando o ninho tucano para ingressar no PSD de Gilberto Kassab, aqui no estado sob o comando do Ministro da Pesca, André de Paula.
Recentemente, a filha de André de Paula, Cacau de Paula, foi nomeada Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco. A governadora amplia os canais de interlocução com o Governo Federal e já teria cruzado a faixa do estritamente republicano, ou seja, aqueles parâmetros impostos pelo federalismo. Figura emblemática da legenda petista no estado, por outro lado, está costeando o alambrado do Campo das Pricesas, em movimentos que também superam o estágio das formalidades de governança.
Em princípio, as relações entre a legenda petista e o prefeito João Campos não foram abaladas. O PT ocupa duas secretarias municipais e o trânsito político do prefeito em Brasília está bastante azeitado. O problema são as nuvens políticas, que deverão, contingencialmente, mudarem a partir dos embates eleitorais que deveráo ser travados até o enfrentamente direto entre o prefeito e a governadora, nas eleições estaduais de 2026. As eleições municipais de 2024 é um desses embates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário