pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Haverá condições institucionais para punir os sabotadores da democracia? Como anda nossa saúde institucional?
Powered By Blogger

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Editorial: Haverá condições institucionais para punir os sabotadores da democracia? Como anda nossa saúde institucional?


Há pouco, estávamos acompanhando as preliminares de uma reunião deliberativa que está programada para logo mais, no curso dos trabalhos da CPMI dos Atos Antidemocráticos. A convocação do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, é dada como certa. A expectativa é a de que ele esteja mais disposto a falar. É uma grande incógnita, haja vista as mudanças de posturas de sua defesa, ora afirmando que ele apenas cumpria ordens, ora sustentando uma tese que não se sustenta nos fatos apurados pela Polícia Federal. Aliás, a PF, num trabalho primoroso, já possui elemebtos suficientes para determinar qual a real participação dos atores envolvidos no rolo das joias, assim como nas tessituras das manobras de caráter conspiratórios contra as nossas instituições democráticas. 

Na semana passada, o STF determinou a prisão de toda a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, baseada em dados que apontam que eles estiveram, de alguma forma - seja por participação direta ou omissão - envolvidos criminalmente nos atos do dia 08 de janeiro. Assim, conforme divulgou-se, a corda ficou bastante esticada entre autoridades civis e o estamento militar, que costuma manifestar suas insatisfações através das redes sociais. Neste momento, os militares enfrentam uma grande oportunidade de voltarem de vez à caserna, cuidarem de suas atividades inerentes e melhorar sua imagem junto à população. 

Pesquisa recente, realizada pelo Instituto Genial\Quaest evidencia que ocorreu uma erosão de imagem das Forças Armadas junto à população. Ainda não conhecemos os pormenores dessa pesquisa, mas não precisamos de um grande esforço para entendermos as eventuais razões. Agora e torcer pela saúde de nossas instituições democráticas, rogando que elas tenham as condições essenciais para a tomada de decisões necessárias em contraponto aos atores que tramaram contra elas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário