pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonarismo em pânico.
Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Editorial: Bolsonarismo em pânico.



O ex-presidente Jair Bolsonaro acaba de ser internado em um hospital de São Paulo. Ainda existem poucas informações sobre o assunto, mas, a rigor, não deixa de ser algo preocupante, embora a tese de "exames de rotina" seja sempre aventada. Na realidade, o bolsonarismo passa por um momento delicado. A Polícia Federal acaba de intimar para prestar depoimento, simultaneamente, o próprio Jair Bolsonaro, sua esposa, Michelle Bolsonaro, o advogado do ex-presidente, Frederick Wassef, e o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, assim como o seu pai, Mauro César Lorena Cid. Todos serão ouvidos sobre questões envolvendo as joias doadas pelo Governo da Arábia Saudita. 

Como já comentamos anteriormente, neste caso específico, o moído é grande, como dizem os pedreiros contratadas para fazer alguma reforma doméstica. Um exame técnico realizado pela Polícia Federal apenas num dos colares - em matéria que foi veiculada pelo Programa Fantástico - haveria milhares de diamantes, elevando o seu valor para mais de quatro milhões de reais. A coisa é tão complicada que até a hipótese subjetiva de eventuais compensações pela subavaliação do valor da venda da refinaria da Bahia pode cair por terra. 

Nos escaninhos da política, existe a possibilidade de adoção de um timing político adotado nessas investigações da Polícia Federal. Não estamos tratando aqui de "perseguição política", como aventa os bolsonaristas mais radicais. A questão é técnica. Há irregularidades evidentes e a PF cumpre, neste caso, suas prerrogativas constitucionais, orientando-se por critérios republicanos, em nome do interesse público. É preciso, no entanto, aguardar a remoção de alguns entulhos deixados pelo ancien régime. Existe um "engavetador" contumaz ainda na ativa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário