pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O desenho da minirreforma do Governo Lula.
Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Editorial: O desenho da minirreforma do Governo Lula.



A tão aguardada minirreforma do Governo Lula deve ser anunciada logo mais. A julgar pelas nuvesn cinzas, a imprensa cometeu apenas alguns equívocos pontuais ao antecipá-la. O ministério de Desenvolvimento Social será entregue aos Progressistas, ao passo em que os Republicanos devem assumir a pasta deixada pelo socialista Márcio França, que será convidado a assumir um ministério novo, o de Médias e Pequenas Empresas, que estava sob o guarda-chuva do Ministério da Indústria, comandado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin. 

Petista do núcleo duro, Wellington Dias não ficará na varanda, sob o sereno e a chuva, como ocorreu com o escritor Franz Kafka. Os Progressistas não levam o Bolsa Família, assim como outros programas sociais importentes para o PT, que ficarão sob a tutela de um novo ministério criado, sob medida, para acomodar Wellington Dias. Nas coxias, o comentário é que a reforma demorou bastante, entre outros motivos, em razão do lobby exercido pelo núcleo duro petista para não entregar o Desenvolvimento Social ao Centrão. Este ministério agrega o maior orçamento da Esplanada, daí ter atiçado a cobiça das raposas políticas do grupo.

Preparem os bolsos, porque a Caixa Econômica também foi entregue de porteira fechada ao Centrão. Trata-se de uma solução esdrúxula a criação de novos ministérios, apenas exercer esse papel de cooptação política. Não faz nenhum sentido emprestar o status de ministério à Secretaria de Micro e Pequenas Empresas. Outra questão diz respeito ao Porto de Santos, que os Republicanos desejam privatizar, agora sob a responsabilidade do pernambucano Sílvio Costa.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário