pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As entregas do Ministério dos Direitos Humanos.
Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Editorial: As entregas do Ministério dos Direitos Humanos.



Na condição de estudante, sempre costumava entregar os deveres de casa no momento exigido. Como professor, passamos a ter um carinho todo especial pelos alunos e alunas que cumpriam suas tarefas exigidas dentro do tempo determinado. Aprendemos, possivelmente em decorrência dessas premissas, a admirar os homens públicos ciosos do seu papel republicano, assim como imbuídos de espírito público. Até candidatos a cargos públicos, como era o caso do ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes(PDT-CE), independentemente de ideologias, passaram a contar com o nosso apreço. Ciro estudou, em profundidade, os problemas do país. Conhece-os como poucos,  propondo soluções para o seu enfrentamento. 

Era o candidato mais bem-preparado para enfrentar os desafios que hoje enfrentamos. Infelizmente, política também são circunstâncias, momentos, e o país passou a enfrentar um padrão de competitividade eleitoral marcado por uma polarização renhida, impenetrável. Assim como o ex-governador Leonel de Moura Brizola, Ciro merecia uma chance. Lutou como pode para demonstrar isso aos eleitores. Tudo em vão. Tornou-se um João Batista pregando no deserto. Mas vamos em frente, se isso for possível, porque, segundo o oráculo cearense, já caímos no fundo do poço. 

Não tivemos a oportunidade de acompanhar no tempo certo, a audiência do Ministro Sílvio Almeida, na Câmara dos Deputados, atenddo às convocações das comissões de Finanças e Tributação e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Como se sabe, a presidente dos trabalhos, Deputada Federal Bia Kices, preciosu interromper os trabalhos depois de um bate-boca e um tumulto generalizado, provocado pela intervenção do Deputado Federal bolsonarista Gilvan da Federal - para variar - que afirmou, irresponsavelmente, haver ligações entre o Ministério dos Direito Humanos e o crime organizado. Vejam se isso é possível. Trata-se de uma afirmação estapafúrdia, para dizemos o mínimo. 

Nessas ocasiões, o ministro Sílvio Almeida sempre faz o dever de casa, respondendo a cada parlamentar, prestando conta dos trabalhos de sua pasta, abrindo agenda para atender os parlarmentares, com cafezinho de boa qualidade, registre-se. O problema é que os bolsonaristas, em sua maioria, parece que não gostam de cafezinhos. Na ocasião, e isso é o que importa, o ministro apresentou um documento com as entregas do minitério, uma "dissertação de mestrado", por assim dizer, em razão da quantidade de páginas, algo em torno de cem, com as medidas ou providências tomadas até este momento. Vamos acessar o site do ministério para procurá-la. Como estamos num momento de transparência das ações ou políticas públicas, acreditamos que não teremos dificuldades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário