pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Datena filia-se ao PSB com pinta de candidato.
Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Editorial: Datena filia-se ao PSB com pinta de candidato.



No dia de ontem, o apresentador José Luiz Datena assinou sua ficha de filiação ao PSB, em evento prestigiado por figuras ilustres da legenda, inclusive a Deputada Federal Tabata Amaral, possível candidata do partido à Prefeitura de São Paulo nas próximas eleições. Especula-se que o apresentador filiou-se à legenda socialista com o propósito de compor a chapa, na condição de vice, o que seria bastante provável. Não é a primeira vez em que o apresentador insinua algum projeto político, algo que nunca se consolidou. No último momento ele acaba desistindo da ideia, voltando a fazer o que sempre fez como apresentador de programa de televisão. 

Embora integre a base aliada do Governo Lula, os socialistas sabem que, neste momento, convém a um partido político adquirir musculatura. O Planalto preocupa-se com essas movimentações, mas, por outro lado, não vem tratando o grêmio partidário com os mesmos mimos dedicados ao Centrão. Os socialistas têm perdido espaço no Governo nas sucessivas minirreformas ministeriais. Já se prenuncia uma próxima para janeiro. O partido, por exemplo, reinvindica a vaga deixada pelo futuro Ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Há um pleito  institucional pelo nome de Ricardo Cappelli, atual Secretário-Executivo da pasta, o que, convenhamos, não será uma tarefa das mais simples. 

Embora talve fosse este o desejo do titular da pasta, a lista de pretendentes ao cargo é grande e envolve uma engenharia política das mais complexas, tudo indicando que o morubixaba já definiu que seria estrategicamente essencial reconstruir as pontes desgastadas com a Suprema Corte. Um arranjo possível seria desmembrar a pasta, criando o Ministério da Segurança Pública, principalmente neste momento de recrudescimento dos índices de violência urbana. Ainda assim, são escassas as possibilidades de os socialistas preservarem a parte que lhes cabe desse latifúndio. 

Teremos uma disputa das mais renhidas na capital paulista, mas, pelo andar da carruagem política, talvez se reproduza, também ali, a tendência de polarização que se apresenta em todo o país. As primeiras sondagens de pesquisas de intenção de voto sugerem isso. A Deputada Federal Tabata Amaral não aparece muito bem nas primeiras sondagens, mas tem potencial de crescimento, sobretudo porque vem sendo apontada como a candidata da Faria Lima. Vamos aguardar o processo de "decantação" natural. Ainda é cedo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário