pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: É Salles prefeito ou Nunes prefeito, Bolsonaro?
Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Editorial: É Salles prefeito ou Nunes prefeito, Bolsonaro?



Hoje eles tentam salvar a aparente normalidade da relação entre ambos, mas elas já foram bem complicadas no passado. Estamos nos referindo ao senhor Valdemar da Costa Neto, Presidente Nacional do PL, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra da legenda. Apesar de saber que o ex-presdiente pode representar muito para aquele grêmio partidário, em razão, sobretudo, do seu capital político ainda preservado. Falam as más línguas que a raposa Valdemar tenta maximizar os seus ganhos políticos no PL, administrando a influência do clã Bolsonaro sobre o partido. 

Num episódio recente, depois de muita impolgação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que sinalizou para uma candidatura ao Senado Federal pelo Paraná, o presidente da legenda veio à público desautorizá-la de forma enfático - e até machista, segundo alguns - afirmando, categoricamente, que ela não seria candidata. Em São Paulo ocorre uma situação igualmente emblemática para entendermos essa relação. O ex-Ministro de Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, o hoje Deputado Federal Ricardo Salles havia pleiteado o apoio do PL para viabilizar sua candidatura rumo à Prefeitura de São Paulo. 

A resistência de o partido em apoiá-lo ficou tão evidente que o ex-ministro anunciou que estaria desistindo da candidatura. Algum tempo depois, novos ventos sopraram favoravelmente, quando o ex-presidente o tratou como prefeito em evento recente. Tudo sugeria que o PL havia abandonado o projeto de reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes, do MDB. Hoje, 22, já surgiram novas informações em torno do assunto. Conversas de bastidores entre Nunes e Valdemar teriam zerado o jogo, e o presidente da legenda informa que o ex-presidente irá apoiar o nome de Ricardo Nunes para a Prefeitura de São Paulo.

A gestão de Nunes já acomoda alguns nomes ligados ao partido na administração, o que tornaria a hipótese de não apoiá-lo ainda mais complicada. Caberá ao ex-presidente Jair Bolsonaro indicar o nome que dev compor a chapa, na condição de vice. Eles desejam um bolsonarista raiz para se juntar ao projeto de reeleição de Ricardo Nunes. Quanto mais se aproxime da extrema-direita, tanto melhor. A julgar pelo comportamento de levas de bolsonaristas pelas redes sociais, eles endossavam o nome do ex-ministro do Meio Ambiente, que nunca escondeu sua identidade de bolsonarista radical.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário