pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: De olho em São Paulo: Kassab declara apoio a Nunes.
Powered By Blogger

sábado, 23 de dezembro de 2023

Editorial: De olho em São Paulo: Kassab declara apoio a Nunes.


Pela manhã, afirmamos por aqui sobre a necessidade de ficarmos de olho no que ocorre com as eleições municipais de São Paulo, onde as peças locais se movimentam num tabuleiro político de dimensões nacionais, com um olho numa quadra e outro olho na outra. Todos os partidos políticos lutam pelo poder, do contrário não seriam partidos políticos. Essa regra básica sugere que, mesmo partidos aliados no plano nacional, em eleições municipais essas alianças não necessariamente se reproduzem, posto que todos estão procurando o seu lugar ao sol. O presidente Lula, na última reunião ministerial observou que não gostaria que seus ministros apoiassem candidaturas bolsonaristas em seus estados de origem. Nada assegura que isso não poderá ocorrer, assim como não há uma fidelidade efetiva ao Governo durante votações importantes no Legislativo. 

Não causa estranheza, portanto, que o PSB siga numa raia própria naquelas eleições, apoiando o nome de sua candidata, a Deputada Federal, Tabata Amaral, que conseguiu filiar o apresentador José Luiz Datena à legenda, com amplas possibilidades de ele ser o vice em sua chapa. Agora vem a notícia de que o presidente nacional do PSD, o supersecretario Gilberto Kassab, declara seu apoio ao projeto de reeleição de Ricardo Nunes. No plano nacional, Kassab integra o Governo Lula, através de uma aliança com o PT, com direito a nacos de poder. No plano estadual, Kassab é um fiel escudeiro do bolsonarista Tarcisio de Freitas, quem sabe até o rival mais previsível do Planalto nas eleições presidenciais de 2026.

Antes do bruxo formalizar este apoio, especulava-se que o mesmo estaria condicionado a um eventual apoio do partido de Nunes, o MDB, a uma candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas, mais uma vez levando-nos à conclusão sobre a necessidade de olharmos aquelas eleições com uma lupa ampliada, em razão dos seus reflexos nos desdobramentos dos arranjos nacionais. Nunes, naturalmente, não teria capital político suficiente para assegurar tal apoio. Depois, o partido possui um núcleo lulista histórico, dificultando qualquer acordo dessa natureza. Basta lebrarmos aqui das agruras pela qual passou a hoje Ministra do Planejamento, Simone Tebet, quando lançou seu nome à presidência pela legenda. 

Gilberto Kassab possui uma visão ampla do tabuleiro político  nacional. Joga bem à frente dos demais jogadores. Outro dia chegou a notícia de que ele teria convidado a governadora Raquel Lyra para ingressar na legenda. Supõe-se que ele teria aconselhado o governador Tarcísio de Freitas, num determinado momento, a manter-se menos aferrado à extrema-direita bolsonarista. Hoje, diante de uma centríguga política polarizada, talvez ele tenha chegado à conclusão de qua não há outra alternativa para os seus pupilos. Em todo caso, ainda consideramos Ricardo Salles mais assimilável a este núcleo radical do bolsonarismo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário